A moela é um corte barato do frango
Reprodução/Receitinhas
A moela é um corte barato do frango


Miúdo de frango, a  moela é uma proteína econômica e com um preço mais agradável. Tão mais barata e servida normalmente com molho, arroz e batata, a moela custa em média R$ 10 o quilo e é rica em muitas calorias, perfeita para um almoço com sustância. 


Por ser barata, a moela é inclusive parte da xepa do Big Brother Brasil. A iguaria virou motivo de reclamação por parte do rapper Projota, que não gosta da carne, diferente dos outros participantes da xepa. 


Mas diferente do Projota , o iG Receitas adora moela! O corte saboroso rende muito bem com farofa e um bom molho. Por isso, conversamos com o chef André Palma para entender melhor o preparo da moela. Veja as dicas e parta para a cozinha.

Como escolher a moela?

André aponta que para escolher a moela, mesmo refrigeradas ou congeladas, você deve procurar pelo corte fresco. "Ela deve estar bem fresca, vermelha. Procure por marcas de boa procedência. As congeladas já vêm limpas, mas ainda sim necessitam de uma lavagem com água e vinagre", diz. 

Para limpar, você deve escaldar a moela também

Por mais que você compre uma moela de boa procedência, ela pode vir com resíduos que foram triturados pelo frango na digestão. "Por isso, além de lavar com água e vinagre, você deve olhar uma por uma, retirar os resíduos e depois de lavar, coloque no fogo com água, rodelas de limão e sal. Assim você tira o resto do ranço", diz. 

Você viu?

Antecedência deixa a moela mais gostosa

Para ter mais sabor, você deve preparar com até 18 horas de antecedência. "Você vai limpar a moela e temperar com temperos secos. Indico colorau ou páprica, cominho, alho ralado e sal. Você faz esse tempero e deixa na geladeira por 6 a 8 horas para absorver o tempero", diz.

Na hora do preparo, cuidado com a pressão

Agora é hora de preparar! André indica refogar a moela antes de jogar água. "Pegue tomate, cebola, pimentão e cheiro-verde bem picados, com extrato de tomate e refogue a moela no fogo. Quando essas verduras amolecerem, aí você entra com o processo de água", diz.

Para fazer na panela de pressão é necessário cuidado. "A cada uma porção de moela, é duas de água. Leve para a pressão e deixe por 45 minutos, tire a tampa e veja se tem caldo suficiente e se a moela está macia, caso contrário, ponha mais água e pressão por 30 minutos", afirma.

Se tem receio da panela de pressão, André diz que vai acrescentando água a cada redução da água. "Levo de quatro a cinco horas para cozinhar toda moela, depende da quantidade. Se coloco três quilos de moela, tenho cinco horas de cozimento, que é a quantidade que faço normalmente", diz. 

Para uma boa moela, faça acompanhamentos bem gostosos

André diz que a farofa é obrigatória. "Você pode fazer uma boa farofa, ela vai muito bem. Outro acompanhamento famoso é o vinagrete, com tomate, cenoura ralada, cebola roxa, outros temperos, suco de limão, azeite, sal e água", diz. Além disso, você pode fazer um purê de batata doce cremoso. André diz que se fizer picadinho, você pode testar um escondidinho com o purê. 

Receitas com moela

Anotou as dicas? Então vá para a cozinha e faça estas receitas deliciosas:

"Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da moela fazem parte da série "Não Erre", publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas. A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!