Utensílios e aparelhos são feitos para facilitar o preparo de alimentos e a vida de quem cozinha. Um exemplo disso é a panela elétrica de arroz , que apesar do nome, pode ser usada para preparar várias receitas, desde cozinhar legumes até fazer pipoca ou um belo de um pudim.
Por isso, que tal ter ainda mais praticidade na cozinha e conhecer algumas receitas bem diferentes e deliciosas na panela elétrica de arroz? As receitas são ótimas para economizar o gás e ainda preparar porções menores, ideais pra quem costuma cozinhar para uma ou duas pessoas.
Pão na panela de arroz
Esta receita da Britânia leva apenas uma hora e meia para ficar pronta e rende seis porções deliciosas.
Ingredientes:
- 2 e ½ xícaras de farinha de trigo
- 1 colher e 1/2 (sopa) de fermento para pão
- 1 colher e 1/2 (de sopa) de açúcar
- 1 colherzinha (de chá) de sal
- 2 colheres (de sopa) de manteiga
- 30 ml de leite morninho
- 180 ml de água morninha
- 2 colheres (chá) de creme de leite
Modo de preparo:
Coloque em uma tigela o fermento, o açúcar e a água morna (como água de banho de bebê), deixe descansar por uns 10 minutos. Em um copo coloque a manteiga e o leite e leve ao micro-ondas por 30 segundos, ou leve ao fogo até a manteiga derreter.
Despeje em uma tijela ou bacia a farinha de trigo o sal a manteiga o leite e o fermento que já deve estar bem crescido. Sove bem a massa por uns 10 minutos, se a massa estiver muito pegajosa pode acrescentar mais farinha de trigo (bem pouquinha).
Unte com manteiga o recipiente da panela de arroz e coloque a massa em formato de bolinha bem no meio. Pode deixar crescer até dobrar de tamanho por mais ou menos uma hora ou 1 hora e meia. Pode inclusive deixar a tampa da panela de arroz encostada. Depois ligue a panela de arroz no sistema cozimento. Deixe a panela ligada por mais ou menos uma hora
IMPORTANTE: verifique depois de uns 30 ou 40 minutos se não está queimando no fundo, porque cada panela de arroz tem uma temperatura. Isso quer dizer que seu pão pode ficar pronto de 45 minutos a 1 hora, dependendo da potência de cada aparelho. Para o pão ficar com uma cor douradinha dos dois lados pode virar o pão depois de 40 minutos e deixar mais 20 minutos.
Pipoca na panela de arroz
A panela de arroz elétrica também pode ser usada como pipoqueira. Com milho próprio e óleo, você coloca a panela elétrica em cozinhar e pronto!
Ingredientes:
- Óleo
- Milho para pipoca
Modo de preparo:
Cubra o fundo da panela elétrica com óleo. Preste atenção para a quantidade de xícaras que sua panela aguenta, para não colocar milho demais e transbordar. Coloque o milho e deixe a panela em cozinhar até que o óleo esquente e as pipocas comecem a estourar. Caso sua panela desarme para o modo aquecer, veja se estourou tudo. Se não, deixe em cozinhar por mais um tempo e vá verificando.
Estrogonofe na panela de arroz
Desde refogar o tempero até fazer o molho, a panela de arroz é perfeita para um bom estrogonofe. É o que mostra esta receita do Vida de Casados.
Você viu?
Ingredientes:
- Dois peitos de frango
- Cebola
- Alho
- Manteiga
- Creme de leite
- Molho de tomate (opcional)
- Ketchup
- Mostarda
- Milho verde (opcional)
Modo de preparo:
Corte o peito de frango em cubos. Coloque duas colheres de sopa de manteiga na panela de arroz, a cebola e o alho. Deixe de 3 a 5 minutos a panela fechada cozinhando a cebola e alho.
Acrescente o peito de frango e mexa. Adicione sal e os temperos da sua preferência. Feche e deixe cozinhando por 5 minutos e verifique se está cozido. Coloque ketchup, mostarda, o molho de tomate e o creme de leite. Mexa. Coloque a meia lata de milho verde e misture. Mais 5 minutos cozinhando, pronto, pode servir!
Cuscuz nordestino na panela de arroz
Cuscuz é tudo de bom, seja no café da manhã ou no almoço. Nesta receita do canal Receitas da Juliana, você não irá precisar da cuscuzeira pra aproveitar essa delícia; basta usar sua panela de arroz elétrica.
Ingredientes:
- Três copos (americano) de farinha de milho flocada
- Um copo e meio d'água
- Sal
Modo de preparo:
Coloque o sal na farinha de milho e misture. Coloque a água na farinha e mexa para hidratar. Cubra o cuscuz com plástico filme ou tampe e deixe a farinha descansar por dez minutos.
Depois do tempo de descanso, pegue uma forma que vem junto da panela de arroz e coloque o cuscuz nela. Pegue um pouco de água na mão e polvilhe no cuscuz, para que não seque na panela.
Na panela, coloque um pouco de água para cozinhar o cuscuz como em banho-maria. Tampe a panela e coloque para cozinhar. Quando começar a subir o vapor, dê 10 a 20 minutos para verificar se o cuscuz está cozido.
Pudim na panela elétrica
Também dá pra fazer uma bela sobremesa na panela de arroz elétrica. Na receita de Pedro Cavalcanti, em 25 minutos você tem uma receita que rende 10 porções deliciosas.
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite integral líquido (use a lata de leite condensado como medida)
Para a calda:
- 1 xícara de chá de açúcar
Modo de preparo para a calda:
Coloque todo o açúcar numa forma para pudim. Leve ao fogo baixo e deixe até começar a derreter o açúcar. Quando começar a derreter, mexa sem parar até que forme uma calda caramelada. Espalhe essa calda por toda a lateral da forma.
Modo de Preparo para o pudim:
No liquidificador, coloque os ovos, o leite condensado e o leite integral. Bata tudo por cerca de 2 minutinhos ou até que fique uma mistura homogênea. Despeje essa mistura na forma caramelada. Em seguida cubra a forma com papel alumínio, vedando bem as laterais.
DICA
: feche bem a forma com o papel alumínio para que não entre água. Coloque cerca de 3 dedos de água na panela elétrica de arroz.
DICA : não coloque muita água, apenas o suficiente para que a água fique no fundo da forma.
Observação: a quantidade exata de água pode variar muito dependendo do tamanho da sua panela elétrica e da sua forma. A dica é não colocar muita água mesmo, pois essa água demora bem para secar.
Acomode a forma do pudim na panela elétrica. Ligue a panela e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos após começar a sair vapor da panela. Retire a forma da penala. Aguarde amornar, leve à geladeira e deixe por 3 horas. Em seguida desenforme e sirva. Depois é só desenformar e servir.