O mignon suíno é mais barato e delicioso
Reprodução/Churrasqueadas
O mignon suíno é mais barato e delicioso


O porco é uma carne muito saborosa e suculenta e que vai bem em várias formas de preparo, inclusive no churrasco. Dos cortes dessa carne, o mais famoso na brasa é a costelinha, mas outras partes como a orelha e o joelho, famosos por incrementar a feijoada, também ficam deliciosos quando preparados na brasa. 

Para saber os truques para deixar a carne ainda mais saborosa na brasa, conversamos com o chef José Almiro, do Churrasqueadas. Confira as dicas e aproveite. 




Quais são os melhores cortes do porco para churrasco?

José Almiro diz que é possível aproveitar praticamente tudo do animal, porém, cada corte demanda uma forma diferente de assar. “Os cortes mais comuns são: pancetta (barriga), costelinha, lombo (que com osso é a bisteca), mignon, copa lombo, paleta, pernil.”, diz.

Os mais fáceis são o lombo, mignon e cortes do pernil. Eles podem ser feitos direto na grelha e tem o preparo rápido. Os cortes em bifes costumam ficar prontos de 15 a 20 minutos. Já outros cortes, como copa lombo e costelinha, ficam desmanchando após um determinado tempo assando, explica José.

Como saber se a carne de porco está no ponto para servir?

Se antes o recomendado era só consumir a carne suína bem passada, agora você pode escolher o seu ponto. “Para evitar as doenças, o conselho era consumir a carne bem passada, no intuito de eliminar qualquer bactéria ou vermes. Mas com a mudança na criação, tecnologia, manejo, alimentação balanceada, não há mais aqueles riscos de doenças trazidas pelo consumo de suíno.”, conta. 

O chef indica consumir a carne ao ponto. Assim, traz mais suculência e sabor ao paladar. A costelinha e a copa lombo precisam de mais tempo de preparo e, por isso, fica bem passada, mas não seca! 

Você viu?

Acerte no tempero!

O tempero é super importante para acrescentar mais sabor na carne! José conta que o porco vai muito bem com toques ácidos e cítricos. Então, aposte no limão, cominho, alho, molho de soja, vinho branco seco, alecrim e ervas em geral!

Qual é a parte mais macia do porco?

Segundo o chef, se o preparo for rápido, o mignon, alcatra ou picanha ficam bem macios. “Para preparo longo, praticamente qualquer corte vai desmanchar, os mais utilizados são a costelinha, pernil e copa lombo, que são os cortes que os americanos defumam por um longo período até ficarem ‘pulled’”, diz.

Como deixar o porco suculento e bem cozido?

A indicação é servir a carne ao ponto! Em cortes muito cozidos, a tendência é secar.  “Outra técnica é assar enrolado no papel aluminio que vai segurar o líquido na peça.”, completa.

Receitas para você:

Anotou as dicas? Então confira estas receitas práticas e perfeitas para o churrasco com carne de porco.

Torresmo de rolo

O torresmo de rolo é sucesso no happy hour
Reprodução
O torresmo de rolo é sucesso no happy hour


Sucesso em bares e restaurantes, esta é uma ótima opção para uma reunião com amigos e família. O preparo é simples e leva ingredientes fáceis de encontrar no mercado.

Ingredientes:

  • 2kg de pancetta suína
  • 50g de farinha de trigo
  • Sal fino
  • 3 colheres de sopa de lemon pepper
  • 1 dose de cachaça
  • Pimenta-do-reino 

Modo de preparo:

Pegue a manta da pancetta, faça vários furos do lado do couro, passe sal por toda peça e farinha de trigo somente do lado do couro. Passe cachaça na parte da carne, lemon pepper, pimenta-do-reino e enrole bem firme com ajuda de um barbante. Leve para a churrasqueira em braseiro médio (40cm da brasa). Depois de assado, corte umas fatias de mais ou menos 1 dedo de espessura e leve à brasa novamente, espere assar e sirva. 

Mignon Suíno Recheado

Esta receita leva 50 minutos de preparo e rende três porções.

Ingredientes:

  • 1kg de filé de mignon suíno
  • Sal fino a gosto
  • 50g de alho em pó
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • ½ xícara (chá) de molho de soja
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 100g de castanha de caju moída
  • 200g de bacon
  • 200g de queijo provolone

Modo de preparo:

Abra o filé em manta. Tempere os dois lados com o sal, alho em pó, pimenta-do-reino, molho de soja e azeite. Corte o bacon e o queijo provolone em fatias e recheie o filé. Acrescente a castanha de caju moída no recheio. Enrole e amarre com um barbante. Leve à grelha em braseiro médio por 20 minutos cada lado. Após, retire o barbante e sirva em fatias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!