O cappuccino cremoso tem alguns truques para ficar perfeito
FreePik
O cappuccino cremoso tem alguns truques para ficar perfeito


Bebida doce, quentinha e deliciosa, o capuccino ganhou o paladar dos brasileiros por utilizar café , canela e chocolate de forma harmônica. A versão original do capuccino é bem simples. Segundo a barista Maíra Teixeira, o capuccino italiano não tem nada parecido com a versão brasileira. 

"A receita leva apenas leite vaporizado e café espresso como ingredientes. As outras variações com canela ou chocolate foram criadas posteriormente e muito consumidas no Brasil. Muitos brasileiros apenas conhecem o capuccino com canela e chocolate. Nós, baristas, apelidamos essa variação como "capuccino à brasileira", diz.


Para fazer em casa um capuccino digno de cafeteria, confira as dicas de Maíra para preparar a receita e como deixá-la ainda mais gostosa. 

Como deixar o leite do capuccino cremoso sem cremeira?

Tanto na receita original quanto na brasileira, se utiliza leite vaporizado, que é mais cremoso e dá todo um toque especial para a bebida. Mas se você não tem uma cremeira ou um vaporizador, Maíra indica utilizar uma prensa francesa ou outro truque.

"Caso não tenha prensa francesa, bata o leite quente com uma colher de leite em pó no liquidificador ou mixer, assim terá a consistência um pouco mais cremosa", indica. A barista também chama atenção para o tipo de leite utilizado no capuccino. "Quanto mais gordura ele tiver, com mais consistência cremosa ele vai ficar. Se puder, opte pelo leite integral", diz. 

Você viu?

O café do capuccino deve ser espresso?

Com o leite bem cremoso, você deve ter um café espresso, forte. Maíra indica utilizar até café de cápsula. Se não tiver, ela ensina este truque. "Indico preparar um café coado bem forte ou usar a mokinha italiana, que é um método que traz um resultado de café bem intenso, similar ao espresso.

Caso goste da versão brasileira do cappuccino, com canela e cacau, adicione uma colher de sopa de cacau em pó 50% e uma colher de chá de canela", diz. 

Devo utilizar bicarbonato no capuccino?

O uso de bicarbonato de sódio geralmente é feito em misturas em pó pré prontas de capuccino para conservação do produto. Contudo, nas receitas caseiras é melhor não utilizar.

"O sabor do bicarbonato pode ser facilmente encontrado na bebida e pode te trazer uma experiência negativa. Para deixar o capuccino mais saboroso e cremoso, opte por colocar uma colher de sopa de leite em pó integral na mistura", diz.

Receita de Capuccino

Confira a receita do Coffee & Tals de cappuccino cremoso
Pixabay
Confira a receita do Coffee & Tals de cappuccino cremoso


Anotou as dicas? Então confira esta receita deliciosa de cappuccino para você fazer em casa e se deliciar com um cappuccino delicioso e à brasileira! Na receita do Coffee & Tals para você fazer e deixar sua casa com ares de uma verdadeira cafeteria. 

Ingredientes:

  • 75 ml de leite 
  • 75 ml de café
  • 30 ml de chocolate derretido
  • Espuma de leite

Modo de preparo:

Derreta o chocolate, coloque no fundo da caneca. Adicione o leite cremado, depois o café coado e por cima a espuma do leite. Polvilhe canela e está pronto!

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários