O café tem diversas formas de fazer, sabores diferentes e truques para ficar ainda mais delicioso!
shutterstock
O café tem diversas formas de fazer, sabores diferentes e truques para ficar ainda mais delicioso!


Companheiro do dia a dia do brasileiro, um  cafezinho  é sempre bem-vindo. Para deixa-lo ainda melhor conversamos com a barista e pesquisadora Maíra Teixeira. Ela ensina a seguir os truques para fazer o café perfeito. 

A torra do café influencia no sabor

Você já viu em diversos pacotes de café os termos torra clara, média e escura? Isso influencia e muito no sabor final do café. "O café pode ter diferentes tipos de aromas e sabores. Ele nos proporciona uma experiência sensorial. Os perfis de torras dão sabores e sensações diferentes", explica.

Por isso, você deve prestar atenção na torra caso queira um sabor diferente. A  torra clara,  por exemplo, traz ao café mais acidez e notas aromáticas florais e frutadas. Já a torra média, preferida dos brasileiros, traz uma alta doçura, um pouco mais da intensidade do caramelo e chocolate. "Geralmente uma bebida que o público em geral mais se identifica, boa para se tomar no dia a dia", diz a barista.

Já a torra escura , traz ainda mais intensidade à bebida. "Esta torra é um padrão da marca Starbucks e é muito comum para os americanos. Tem ainda mais intensidade e força, trazendo um amargor específico de torra".

A especialista diz que um fator importante de se observar na torra escura é que ela precisa ser muito bem feita para se tornar mais agradável. "Se passar do ponto, ela pode ser uma experiência negativa para quem toma, aquele famoso "gosto de queimado", que, vale frisar, não é o gosto de café".


Cuidado com a água que irá passar o café

Segundo Maíra, desde o quanto a água está quente até o modo de despejar influencia no sabor final do café. "Primeiro de tudo: garanta sempre que a água utilizada seja sempre filtrada, garantindo assim que não vá um gosto residual de cloro da água da torneira para o café. Para torras claras a médias, precisamos de alta temperatura para conseguirmos extrair todas os solúveis e compostos positivos do café. Ou seja: você deve ferver a água para deixar o café ainda mais gostoso", diz.

O modo de despeja a água sobre o café também muda tudo. "No coador manual, por exemplo, se você coloca a água de uma vez você pode tirar a doçura do café, deixá-lo muito ácido ou amargo e sem corpo. O ideal é sempre despejar a água em movimentos circulares e devagar, com uma chaleira de bico fino para ter mais controle da saída da água", indica.

Máquina, coado e espresso

Maíra aponta que os diferentes métodos de preparo de café resultam em diferentes de sabor na bebida, mesmo sendo o mesmo grão e torra. "No espresso, a pressão forte da água, o tempo rápido de extração (em média 30 segundos), a quantidade de pó versus quantidade de água faz com que a bebida seja muito intensa", aponta.

Já no coado, a quantidade de água é bem maior, não há pressão da água e o tempo de filtragem é maior, por volta de dois minutos. "O resultado é uma bebida mais leve. Já o café na máquina costuma ser mais intenso que o coado pois fica mais tempo em contato com a água, resultando em uma café mais amargo pela maior extração de cafeína (que também tem gosto amargo)", diz.  

Receitas de café

Anotou as dicas? Então confira estas duas receitas perfeitas de café para você fazer em casa e impressionar a família e os amigos!

Café clássico

O café clássico é tudo para a manhã ou final da tarde
shutterstock
O café clássico é tudo para a manhã ou final da tarde


Para um bom café tradicional, siga esta receitinha perfeita.

Ingredientes:

  • 10 gramas de café moído (equivale a uma colher de sopa cheia)
  • 120 gramas de água (uma xícara grande)

Modo de preparo:

Escalde o filtro de papel ou pano (prefira papel) com água quente. Descarte essa água fora. Use água filtrada e ferva (sim, pode ferver a água). Coloque o café moído no filtro escaldado. Sempre prefira por grãos 100% arábica especiais, com torra média. Se puder moer o grão na hora, melhor ainda.

Despeje uma parte da água quente (60ml) no pó em movimentos circulares, molhe todo o pó. Aguarde 30 segundos. Em seguida, despeje mais um pouco da água em movimentos circulares devagar e espere dar 1 minuto de extração. Coloque o restante da água até finalizar a filtragem.

Aprecie seu café! 

Iced Cappuccino

O iced cappuccino é perfeito para o verão
Guia da Cozinha
O iced cappuccino é perfeito para o verão


Para o verão, que tal um cappuccino gelado? Com uma xícara de café e outros ingredientes, esta receita é deliciosa e refrescante. 

Ingredientes:

  • 200 ml de leite (pode ser sem lactose ou vegetal também)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó 50%
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 xícara pequena de café coado bem forte ou 1 espresso
  • Gelo a vontade

Modo de preparo:

Bater no liquidificador. Finalizar com canela em pó e aproveitar a bebida!

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do café fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!