Motivo de brigas e de almoços memoráveis na xepa do Big Brother Brasil , a rabada é um prato conhecido em todo o país. A iguaria é barata e com muita proteína, então muitos optam por esta carne na hora de fazer um almoço caprichado.
Por isso, que tal aprender a fazer este prato? Não dê uma de Fiuk que prefere comer arroz, feijão e ovo e aposte nesta receita econômica e deliciosa. Primeiro, lembre-se que a rabada não precisa ser limpa, como o mocotó. Então, se tiver alguma sujeirinha ou gordura demais, pode tirar os excessos.
No BBB 20, para acelerar o processo de cozimento, Babu Santana fritava a rabada antes de cozinhar na panela. Muitos pensam que isso pode endurecer a carne, mas não é bem assim. "Selar a carne cria uma camada de sabor nela e na panela, construindo sabor para o final do prato", diz o chef Melchior Neto .
Para os iniciantes na cozinha, o chef André Palma ensina a chegar no ponto de forma simples: faça 3 ciclos de pressão de 30 minutos. "Assim você vê se está com água e pode adicionar ou não um pouco mais, vê se está no ponto e não tem medo de errar", indica. E ah, o ponto ideal da rabada é quando a carne solta do osso, mas não completamente.
Anotou as dicas? Então confira algumas receitas deliciosas de rabada para fazer em casa e se deliciar enquanto assiste ao Big Brohter Brasil 21 :
Você viu?
Rabada com agrião e polenta italiana
Nesta receita do restaurante Aguzzo , você prepara a clássica rabada com polenta em apenas uma hora. A receita rende quatro porções deliciosas.
Ingredientes:
Para a rabada:
- 1,6 kg de rabo de boi
- 1 cebola média
- Meio alho-poró pequeno (só a parte branca)
- 1 talo de salsão
- 1 cenoura pequena
- 1 ramo de alecrim
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 xícara (chá) de óleo de girassol
- Pimenta-do-reino e sal a gosto
- Óleo de girassol
Para o molho:
- 1 maço de agrião
Para a polenta:
- 1 xícara (chá) de polenta italiana
- 300 ml de caldo de legumes
- Azeite
Modo de preparo:
Para a marinada:
Retire a gordura do rabo, corte-o em pedaços de cerca de 7 centímetros e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Reserve numa tigela. Corte os legumes da marinada em cubinhos pequenos, junte o vinho e cubra a calda.
Deixe marinar por pelo menos 3 horas na geladeira. Aqueça um pouco de óleo de girassol em uma frigideira, coloque os pedaços da calda e deixe dourar bem, retire a calda e disponha em uma assadeira, despreze o óleo e, na mesma frigideira, refogue os legumes da marinada sem o vinho. Junte a bebida logo depois. Cubra a calda com esse refogado, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido por aproximadamente duas horas, a 180 ºC.
Para o molho:
Junte o caldo do fundo da assadeira, retire a gordura e coe. Pique o agrião e junte ao molho.
Para a polenta italiana:
Misture o caldo com a polenta, leve ao fogo brando por 40 minutos, mexendo sempre. Finalize com um fio de azeite.
Arroz de rabada
Esta receita da chef Sueli Gama relembra um risoto, mas utilizando rabada. Então se você quer uma receita diferente e com um toque gourmet, aposte nesta receita que demora 1 hora e meia de preparo e rende quatro porções.
Ingredientes:
- 1 kg de rabo bovino limpo
- ½ kg de arroz branco
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- Óleo de canola quanto baste
- 1 folha de louro
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro verde a gosto
- 1 maço de agrião
- 1 tomate
- Queijo parmesão a gosto
- 1 ½ cálice de vinho tinto
- 100 g de creme de leite
- Azeite a gosto
- Vinagre balsâmico a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, cozinha o rabo bovino com cebola, óleo de canola, sal, louro, pimenta do reino, tomate, cheiro verde, agrião (reserve algumas folhas para a finalização) e um cálice de vinho tinto durante 40 minutos. Quando estiver pronto, desfie a rabada; reserve.
Coe o caldo e reserve. Prepare o arroz branco. Quanto estiver pronto, junte a rabada e o caldo ao arroz. Acrescente meio cálice de vinho tinto e o creme de leite. Leve ao fogo por 10 minutos. Salpique parmesão e agrião para enfeitar. Finalize com um fio de azeite e outro de vinagre balsâmico.