Todos os cortes de porco são saudáveis
Divulgação
Todos os cortes de porco são saudáveis


Saborosa, mais econômica e versátil, a  carne de porco vai muito bem em diversos preparos. Mas mesmo sendo uma carne popular, há algumas dúvidas que os cozinheiros de primeira viagem podem ter na hora de preparar. Por isso, a nutricionista e analista de qualidade da BRF, Natália Alencar, contou alguns mitos e verdades da carne suína.


Você viu?

A carne suína é nutritiva?

Verdade . Muitos podem achar ruim para o corpo, mas Natália disse que não é bem assim. "A carne suína é rica em nutrientes, dentre as suas propriedades nutricionais apresenta alto teor de potássio, ferro e vitaminas do complexo B com destaque para vitamina B12. Além disso, apresenta teor de proteínas similar aos demais cortes de carne e de alto valor biológico", afirma.

A carne suína engorda?

Mentira . Ela é extremamente saudável e apresenta calorias semelhantes a outros cortes. "O lombo tem um valor calórico inferior comparado à sobrecoxa de frango ou cortes bovinos. É importante ressaltar que devemos ter uma alimentação saudável por meio de uma dieta equilibrada, ou seja, quantidade suficiente para suprir nossas necessidades fisiológicas e variada", aponta.

A carne suína aumenta o colesterol?

Mentira . Os cortes da carne de porco têm o mesmo nível de colesterol de outras carnes. "Uma dica para consumir menos gordura está na escolha do corte, por exemplo, o lombo é uma carne mais magra comparado ao pernil suíno. Outra vantagem da carne suína é que, dependendo do corte, é possível você retirar a gordura aparente da carne, uma vez que, a gordura não está entremeada na carne", indica.

Mas afinal, é carne vermelha ou branca? 

Ela é considerada vermelha. "A cor da carne é influenciada pelos pigmentos de mioglobina existentes no músculo. A quantidade de mioglobina existente na carne pode variar de acordo com alguns aspectos como o sexo, a espécie, idade do animal. A carne suína caracteriza-se por cor uniforme rosada avermelhada possuindo de acordo com o corte uma camada de gordura superficial", afirma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!