Peixe, frango, carne e até legumes. Tudo vai muito bem no churrasco, de várias formas deliciosas e em grelhas diferentes. Mas tem alguns cortes específicos que podem trazer uma pequena dor de cabeça na hora de preparar.
Para não correr risco de desperdício o churrasqueiro José Almiro, apresentador do Churrasqueadas, ensina alguns truques para você que tem medo de comprar o corte errado e estragar o churrasco.
Quais os piores cortes de carne bovina?
Você viu?
Segundo José, todos os cortes, se feitos da maneira correta, geram um belo churrasco. "Por exemplo, não podemos falar que um músculo como o ossobuco não dá certo, pois se assado no papel alumínio, depois finalizado na grelha, fica um espetáculo. Da mesma forma uma bela picanha, feito da maneira errada, não ficará boa", diz.
Mesmo assim, ele indica alguns cortes duros e mais complicados de colocar na grelha. "A ponta de peito é uma carne rígida, onde aqui no Brasil é muito utilizada para fazer carne de panela. Mas nos Estados Unidos é um corte ótimo para churrasco. Se bem que os cortes menos comuns para churrasco aqui no Brasil são: lagarto, coxão duro, pescoço, patinho, paleta e peito", aponta.
E os piores cortes de frango?
Diferente de alguns cortes bovinos, José aponta que o frango todo na churrasqueira fica bom. "O peito é uma parte mais seca, porém se feito com uma marinada ou algo que possa deixá-lo mais suculento vai proporcionar um excelente churrasco", afirma.
Quais são os piores cortes de porco?
O porco pode ser aproveitado por completo, mas pode ser algo mais complicado. "Os cortes são ótimos, mas devem ser feitos da maneira correta. Já fizemos churrasco até de joelho de porco, o chamado eisbein. O lombo é um corte que se tem que tomar cuidado na churrasqueira pois é um corte magro e pode ficar seco se servido muito bem passado", diz.