Há diversos usos para o tomate, saiba alguns perfeitos para você!
Gabriela Giacomini
Há diversos usos para o tomate, saiba alguns perfeitos para você!


Muito famoso em molhos  e saladas, o tomate é um fruto muito versátil e que costuma agradar a paladares diversos. Ele pode ser usado para entradas, como coadjuvante ou estrela principal de uma refeição, dando cor e sabor aos pratos.


Para a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, tomate oferece uma deliciosa experiência gastronômica. Ensina a seguir algumas receitas com tomate para variar na cozinha e fazer pratos gostosinhos com tomate.

Que tal rechear?

Uma boa ideia para o almoço é rechear os tomates . "O diferencial do tomate é que ele combina com os mais diversos alimentos, podendo ser recheado com ricota, carne ou ovo". Se quiser deixar o prato diferente, a chef recomenda preparar uma farofa de pão e parmesão como recheio. 

Confit é uma delícia

Você pode assar tomates e utilizar em entradas, como complemento em pratos e muito mais. Uma técnica que Lisiane Mura indica é a de confitar os tomates . "O método de 'confitar' significa cozinhar o alimento no forno com alguma gordura, como por exemplo, o azeite, até ficar bem macio. Aproveite e acrescente um pouco de alecrim fresco e dentes de alho inteiros para deixar tanto o aroma quanto o sabor ainda mais especiais. Outra sugestão para incluir o tomate assado é preparar uma deliciosa bruschetta como opção de lanche”, indica.

Já pensou em fazer um patê?

Quer um petisco fácil e não sabe o que fazer? Preste atenção nos tomates na geladeira, eles podem virar um patê delicioso. "O patê de tomate é simples e possui um gosto suave e delicado. Para prepará-lo, basta colocar a mistura com azeite, cebola e tomate, sem pele e sem sementes, em fogo médio, e depois bater no liquidificador até virar uma pasta. Acrescente o pão de forma sem casca e esfarelado e misture bem. Tempere a gosto e aproveite para fazer sucesso com essa entrada", sugere.

Que tal uma sopa?

No calor ou no frio, a  sopa de tomate é perfeita para o jantar. Ela permite que você misture diversos sabores e aromas, assim você tem um prato agradável e saboroso. Para os dias frios, Lisiane indica temperos fáceis. "Uma sugestão é salpicar o queijo parmesão ralado, acrescentar algumas folhinhas de manjericão para dar um sabor extra e complementar com torradinhas. A ideia é deixar o preparo mais criativo e repleto de nutrientes, já que, quando quente, o calor no tomate aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ótimo para o organismo", diz. 

Já no calor, sopa é fora de mão. Então, aposte no gaspacho ! A sopa fria de origem espanhola preparada com tomates bem maduros, pepino, pimentão, alho, pão amanhecido, vinagre de vinho tinto e azeite de oliva. O preparo é tão simples quanto os ingredientes.

Você deve bater tudo no liquidificador até formar um creme levemente espesso. O ideal é servir o gaspacho bem gelado e acompanhado de croûtons (pedaços de pão crocante) e legumes picados como pepino, pimentão e tomate.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!