Crua, frita, cozida, empanada: a cebola vai muito bem em todos os pratos. Mas mesmo sendo um ingrediente chave em diversas preparações, alguns truques podem ajudar a acentuar o sabor e deixá-la ainda mais gostosa.
Pensando nisso, a marca de biscoitos e torradas Isabela e o chef Pedro Mattos dão algumas dicas para melhorar o sabor da cebola e como incrementar o preparo desse alimento.
O modo de preparo influencia no gosto
1- "Sem nenhum preparo, a cebola crua vai muito bem em pratos frios, como ceviche, kibe cru e guacamole", afirma Pedro.
2- Ferver as cebolas acentua o seu sabor, mas quanto mais tempo são cozidas, mais suaves ficam. Lembre disso quando quiser um sabor mais suave, que fica muito vem para caldos e sopas.
3- Uma boa opção para manter a crocância e ter um sabor mais forte é saltear a cebola (em rodelas ou picada). Se ela não for refogada por muito tempo, o sabor será um pouco acentuado.
4- Para dourar as cebolas e deixá-las com um delicioso sabor caramelizadvocê pode utilizar shoyu e/ou um pouco de açúcar mascavo para caramelizar.
5 - Para deixar a cebola doce e saborosa, uma boa indicação é assa-la, com ou sem acompanhamento de outros legumes.
6- Para fritar a cebola sem que ela queime antes de colocar outros alimentos, Pedro tem uma dica especial. "Comece colocando a cebola com azeite e depois que começar a dourar, use o processo pinga e frita que é a técnica de ir pingando água sempre que a temperatura estiver muito quente, assim a cebola não queima".