Alho, o coringa da cozinha
socesp
Alho, o coringa da cozinha

Alho é um ingrediente básico da cozinha e, junto com a cebola, é a base para uma série quase infinita de receitas . Mas mesmo sendo algo tão comum, levante a mão quem nunca queimou o refogado na hora de fazer o arroz . Até para os ingredientes mais conhecidos há alguns truques de preparo. 

A chef Livia Pauliez é defensora do alho e o aponta como curinga na cozinha. "Seja refogado, frito, assado.. ele é excelente para ajudar a aromatizar e dar sabor aos pratos", comenta. Ela desvenda esses truques para acertar nos mais diversos preparos. 

Como acertar no alho refogado? 

Segundo Livia, esse preparo serve como base de temperos para a maioria dos pratos que vão ao fogo e tem processo de cozimento mais demorado, como arroz, carnes refogadas, legumes salteados, sopas e feijão. 

O segredo para não errar no refogado é prestar atenção à chama do fogão. "É importante lembrar que o alho é um ingrediente que queima rápido e, quando isso acontece, ele transfere um sabor forte de amargo para a comida. Por isso tome cuidado, sempre use fogo baixo e fique mexendo para não queimar", ensina a chef.

A cebola também é bem-vinda nesse momento. Ao juntar cebola e alho no refogado, como explica a Livia, o calor é distribuído entre os dois ingredientes, além de soltar um pouco mais de umidade na panela, ajudando com que o alho não queime.

Alho assado vai bem com o quê?

Outro preparo comum é o alho assado, que combina principalmente com aves e carnes de sabor presente, como carne de porco . Lívia completa: "Quando assado, ele ganha um sabor suave e levemente adocicado, o que combina muito bem com vegetais assados, como abóbora cabotiá, cenoura ou brócolis."

A dica aqui, para começar, é não tirar a casca. "Por ser assado dentro de sua casca, temos uma segurança maior de que ele vai cozinhar e ficar macio sem que queime tão fácil, pois a casca ajuda a reter sua umidade", diz a especialista.

Além disso, sempre que for assá-lo, regue com um pouco de azeite e coloque também ervas para aromatizar. "O alho inteiro na assadeira deixa qualquer preparação muito mais aromática!", resume a chef. 

Você viu?

Veja algumas receitas com alho assado: 

Alho frito para finalizar o prato

Mais uma maneira de usar o alho é na versão frita. Se essa for a sua escolha, tome cuidado para retirá-lo da panela assim que ele dourar para não queimar, orienta Lívia. 

Esse preparo vai bem com tortas, pizzas ou saladas de vegetais como escarola, couve manteiga ou brócolis. "Também é delicioso para colocar por cima de uma porção de fritas."

Alho também pode ser confitado

Confit é um termo que se tornou mais conhecido depois do boom de programas culinários na TV aberta, como Masterchef. "O termo significa que a preparação foi cozida no azeite", explica Lívia. 

O alho também pode ser feito dessa forma e o resultado é uma apresentação bem elegante. A chef ensina como fazer em casa: "O alho confitado pode ser preparado tanto em uma frigideira ou no forno, nas duas opções com muito azeite. Para que fique ainda mais aromático, coloque junto ramos de ervas frescas, como alecrim, orégano ou tomilho. Outros ingredientes, como tomate cereja ou azeitona pretas, também dão um sabor e aroma especiais."

Veja como fazer tomate confit com alho e ervas frescas

Mais dicas práticas

Livia ainda ensina truques para facilitar o dia a dia de quem usa e abusa do alho nas refeições: 

  • Gosta de alho, mas não daquele sabor ardido? Prefira sempre consumir assado ou refogado
  • Sofre indigestão? Diminua a quantidade e use alho ralado, que "rende mais": "1 dente de alho ralado para uma xícara de arroz já é o suficiente para dar sabor sem que o alho roube todo o sabor da preparação"
  • Acha que descascar dá muito trabalho? "Corte os dentes bem próximo da parte de baixo, retirando sua pontinha. Coloque em um recipiente com água por cerca de meia hora e depois puxe a casca com a pontinha de uma faca, ela sai mais fácil."
  • Ficou com cheio de alho na mão? Lave em água corrente, esfregando uma na outra. "Só com água, sem nenhum sabão", reforça Lívia. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!