Cogumelo comestível muito popular na Ásia, o shitake conquistou os brasileiros por ser super suculento e ter sabor marcante.
Mas muitos podem ter dúvidas na hora de preparar o shitake, ainda mais por ser diferente do shimeji . Por isso, conversamos com os chefs Rapha Nezinho e Melchior Neto, que ensinam a seguir duas receitas com este cogumelo macio e saboroso. O preparo do cogumelo é o mesmo para as duas receitas.
Ingredientes:
- 100g - Shitake
- 10g - Manteiga
- 5g – Alho
- 50g – Cebola
- 50ml – Shoyu
Modo de preparo:
Descasque e pique o alho e a cebola, de preferência, corte o cogumelo em lâminas. Aqueça a manteiga na frigideira e refogue o alho e cebola.
Adicione os cogumelos e refogue em fogo alto por 5 minutos, sempre mexendo. Finalize com shoyu e lembre-se de mexer sem parar por um minuto, até reduzir o shoyu.
Receitas com shitake
Anotou as dicas? Então veja receitas deliciosas com shitake para preparar em casa e fazer sucesso na cozinha.
Risoto com shitake
Esta receita fácil leva outros cogumelos, mas o shitake é o rei do prato.
Ingredientes:
- 1 xícara de funghi seco / Água quente para hidratar
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras (chá) de cogumelos shiitake fatiados
- 2 xícaras (chá) de cogumelos shimeji separados (opcional)
- 2 xícaras (chá) de cogumelos paris fatiados (opcional)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Tomilho
- Azeite de oliva para refogar
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- 1,5 litro de caldo de legumes
- Queijo parmesão a gosto
Modo de preparo:
Coloque os cogumelos em um recipiente com água quente e deixe de molho por 20 minutos, escorra toda a água e reserve. Em uma frigideira, refogue os cogumelos em 2 colheres de manteiga e tempere com sal e pimenta.
Você viu?
Desligue o fogo e junte as folhas de tomilho e reserve. Refogue a cebola e o alho e junte o arroz arbóreo mexendo bem. Acrescente o vinho branco e mexa sempre, até que o vinho evapore. Adicione o caldo de legumes aos poucos. À medida que o líquido for evaporando mexa sempre, até o arroz ficar al dente. Desligue o fogo, acrescente os cogumelos e corrija o sal e a pimenta. Finalize com uma colher de manteiga e sirva com queijo ralado na hora.
Nhoque de aipim com queijo de cabra e shitake salteado
Nhoque é tudo, mas feito de aipim esta iguaria ganhar um sabor ainda mais especial. Junte a isso o shitake salteado e o resultado é irresistível.
Ingredientes:
Nhoque:
- ½ kg - Aipim cozido e bem amassado
- 03 – Ovos gemas
- 200g - Farinha de Trigo
- Pimenta-do-Reino Branca
- Sal
Molho de Queijo de Cabra:
- 20g – Farinha de Trigo
- 20g – Manteiga
- 300ml – Leite Integral
- 100g – Queijo de Cabra
- Pimenta-do-Reino
- Sal
Cogumelos:
- 100g - Shitake
- 10g - Manteiga
- 5h – Alho
- 50g – Cebola
- 50ml – Shoyu
Modo de preparo:
Descasque o aipim e corte em pedaços. Leve ao fogo para cozinhar na água, com sal. Retire quando estiver cozido e amasse o aipim. Polvilhe com farinha uma bancada lisa, coloque a massa de aipim e separe as gemas das claras. Coloque as gemas na massa de aipim, adicione a farinha, sal e pimenta e misture até que fique homogênea. Se necessário, adicione mais farinha.
Coloque uma panela com água no fogão, deixe ferver e faça rolinhos com as mãos. Corte em pedaços de mais ou menos 1cm e coloque na água fervente
Quando subirem para a superfície, retire e reserve para receber o molho.
Molho:
Leve a manteiga ao fogo, adicione a farinha e faça um roux. Acrescente o leite, mexa, com auxílio de um fouet, para não empelotar. Acerte o sal e a pimenta, mexa até que obter uma mistura mais densa. Acrescente o queijo e dissolva até que esteja homogêneo.
Cogumelos:
Descasque e pique alho e cebola. Corte em lâminas, aqueça a manteiga e refogue alho e cebola. Adicione os cogumelos, refogue e finalize com shoyu.
Montagem:
Misture o nhoque ao molho, adicione os cogumelos por cima e sirva!