Cada óleo tem sua função na cozinha, saiba quais são os melhores
shutterstock
Cada óleo tem sua função na cozinha, saiba quais são os melhores


Parte crucial das preparações na cozinha , o óleo serve para fritar, refogar , saltear e até assar! Mas com tantos tipos no mercado, saber qual é o ideal para cada preparação pode ser um desafio para os cozinheiros de plantão.

Cada óleo tem uma composição química única e serve para diferentes alimentos. Segundo a nutricionista funcional e fitoterapeuta Adriana Stravo, é necessário prestar atenção no ponto de fumaça de cada óleo para fazer a melhor escolha na hora dos preparos. 


Você pode, agora, estar em dúvida sobre o que é ponto de fumaça, mas é algo bem simples. "Este ponto é quando o óleo começa a queimar e soltar fumaça. Se aquecer o óleo além de seu ponto de fumaça, não só prejudica o sabor, como também degrada muitos dos seus nutrientes e libera compostos nocivos chamados radicais livres", diz a especialista.

Cada óleo tem seu ponto de fumaça, suas qualidades e desvantagens. Por isso, Adriana listou os 10 tipos de óleo mais famosos no mercado para você escolher sem erros. 

1. Azeite de oliva extravirgem

Com ponto de fumaça a 190 ºC, o azeite de oliva extravirgem é famoso por ser vendido com a promessa de ser mais saudável, e isso é verdade!.

"Ele é composto por 73% de ácidos graxos monoinsaturados, que são as gorduras saudáveis conhecidas por ajudar a reduzir a inflamação. É um item básico da dieta mediterrânea altamente anti-inflamatório. Além disso, contém polifenóis, que são bons para a saúde do coração e prevenção de doenças", fala Adriana.

Mas a nutricionista aponta que você não deve utilizar o azeite para tudo. "O azeite tem um ponto de fumaça relativamente baixo, portanto não é uma boa opção para a grelha ou para queimar em alta temperatura", aponta. 

2. Óleo de abacate

O óleo de abacate tem bons nutrientes, assim como o azeite extravirgem, mas apresenta o ponto de fumaça um pouco mais elevado, em 271ºC. "É uma ótima escolha. O óleo de abacate contém gorduras monoinsaturadas saudáveis e pode ser utilizado para refogar, assar e grelhar", afirma Adriana.

A única desvantagem é o preço. O frasco com 250ml é vendido, em média, por R$39,00. Mas você pode utilizar em vegetais grelhados, assados e em receitas diferentes que exigam temperaturas mais altas. 

3. Óleo de coco

Queridinho das musas fitness, o óleo de coco é versátil, mas também polêmico por ser rico em gorduras saturadas. "Pode ser uma boa alternativa à manteiga, ou seja, ótimo para vegetarianos! Mas como a taxa de gordura saturada é alta (92%), utilize com moderação. Recomendo utilizar em bolos, muffins e biscoitos por conta do ponto de fumaça médio, de 176 ºC".

4. Óleo de semente de gergelim

Com um ponto de fumaça semelhante ao de coco, o óleo de gergelim é ótimo para o coração e pode ser usado em receitas de fogo baixo. "O refinado tem ponto de fumaça mais alto e o escuro (torrado) é melhor para dar mais sabor. Use óleo de gergelim comum na culinária em fogo baixo e óleo de gergelim escuro para finalizar o cozimento ou em molhos para salada", indica Adriana.

5. Óleo de linhaça

Fonte de ômega 3 e com ponto de fumaça baixo, de 107 ºC, ele traz um sabor típico de nozes aos alimentos. "Ótimo para vinagretes e como óleo de acabamento para proporcionar sabor e textura. Certifique-se de que ele seja armazenado em um local de baixa temperatura, como na geladeira", ressalta.

6. Óleo de nozes

Também com ponto de fumaça baixo, de 160ºC, o óleo de nozes é mais indicado para preparações de molhos e vai bem com alimentos crus. "Ele traz o sabor de noz e serve para saladas e outros alimentos que necessitem de um sabor mais forte", afirma.

7. Óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora é rico em vitamina A, E, magnésio, zinco, ômega-3, ômega-6, além de antioxidantes. "Por ter um ponto de fumaça em 160ºC, o melhor é utilizar na hora de finalizar pratos", aponta a profissional.

8. Óleo de canola

Um item bem fácil de ser encontrado em mercados, o óleo de canola tem uma boa quantidade de gorduras monoinsaturadas e uma quantidade razoável de gorduras poli-insaturadas, além de baixa quantidade de gordura saturada. "Você pode utilizar em preparações com temperaturas mais altas, serve para grelhar, refogar, fritar e assar", diz.

9. Óleo de girassol

Também com alto ponto de fumaça (232ºC), o óleo de girassol é outro bastante popular. "Possui alto teor de ácidos graxos, poli-insaturados e de vitamina E. Além disso, não tem sabor forte, o que não carrega o prato", afirma Adriana.

A nutricionista alerta que ele deve ser consumido com moderação porque pode causar inflamação no corpo. Ainda assim, é recomendado para fritar em imersão e outras preparações em temperatura alta. 

10. Óleo de soja

Com ponto de fumaça bem alto, igual ao de girassol, o óleo de soja é bem versátil. "O óleo de soja é principalmente um óleo poli-insaturado. É um óleo de sabor neutro, bom para para refogar e fritar ou fazer molhos para salada", afirma Adriana.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!