O tempero mais utilizado é o sal grosso
Reprodução/Pixabay
O tempero mais utilizado é o sal grosso


O churrasco tem  detalhes que deixam ele mais gostoso ou podem arruinar as carnes. Um desses detalhes é o uso do sal, que normalmente é o grosso, mas nos últimos tempos tem um tipo de sal que está se popularizando e ganhando o gosto dos churrasqueiros: o sal de parrilla.

Com granulometria menor que o sal grosso, o sal de parrila argentino é um pouco mais fino que o grosso, mas ainda tem grãos bem formados. Segundo Larissa Morales, são bem diferentes. "O sal grosso é mais robusto, maior. O sal de parrilla é um intermediário entre o sal grosso e o sal fino", diz.


Você viu?

Antes de mais nada, há também o sal fino e a flor de sal, que podem ser utilizadas no churrasco, mas em tempos específicos do cozimento da carne na churrasqueira. "O sal fino serve para temperar as carnes antes de ir para a grelha e a flor de sal usa-se na carne depois de pronta. Como ele geralmente vem em escamas, derrete junto com o suco da carne", aponta.

Qual o diferencial do sal de parrilla?

Por ter um tamanho menor que o grosso, seu uso acaba facilitando para não errar no sabor da carne. Larissa ainda aponta que ele é perfeito em um tipo específico de preparo. "O sal de parrilla serve para grelhados de preparo rápido, como steaks", diz. 

Qual é o melhor na hora da compra?

No mercado há muitos tipos de sal de parrilla, desde o tradicional até com ervas, alho e pimenta, que podem agregar um sabor diferente no churrasco. "Em questão de sabor não há diferença entre o sal grosso e o sal de parrilla, apenas no tamanho mesmo. Em relação ao preço, o sal grosso é bem baratinho, cerca de R$ 3 [o quilo]. O sal de parrilla é encontrado a partir de R$ 15".

É possível fazer o sal de parrilla em casa?

Sim! Dica da redação:  como o sal de parrilla é um intermediário entre o fino e o grosso, uma boa opção para não gastar muito é colocar o sal grosso no liquidificador e apertar apenas uma vez em pulsar . Fica perfeito e a carne fica ainda mais saborosa.

O sal de parrilla vai bem em tudo mesmo?

Não . Segundo Larissa Morales, mesmo sendo mais fino, o sal de parrilla pode estragar cortes de frango. "A carne de frango é servida bem passada por causa da salmonela, então ela quase não tem suco. Assim não derrete o sal de parrilla ou o sal grosso. Logo é melhor temperar antes com sal fino e o que mais gostar ", sugere. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!