Mudar os hábitos alimentares costuma ser um grande desafio, já que envolve deixar de comer coisas que gostamos. Para quem adere à uma dieta vegetariana ou vegana, a situação se complica mais ainda, já que muitas coisas que antes se consumia são feitas de produtos de origem animal, como o torresmo, que é  feito com banha e barriga de porco.

O aperitivo também vai bem com pratos e como um bom petisco
Arquivo iG
O aperitivo também vai bem com pratos e como um bom petisco


Para agradar ao paladar daqueles que deixaram de ingerir alimentos de origem animal e para quem está querendo reduzir a quantidade de gordura reunimos duas receitas publicadas originalmente no Pinterest: torresmo vegano feito com fubá e outro feito com macarrão! A primeira receita é do chef Ângelo Teles, publicada pelo GShow. A segunda é da Manga com Pimenta.


Torresmo vegano de fubá


A receita fica bem parecida com o torresmo real pois é possível pururucar a massa. Além de deliciosa, pode ser servida com molhos e acompanhar uma boa cerveja. 

Ingredientes:

  • 700 ml de água
  • 80 g de fubá
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fumaça líquida (opcional)
  • 1 colher de chá de cebola em pó diluída em 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de chá de alho em pó diluído em 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de sopa de alho, cebola, sal e manjericão processados

Modo de preparo:

Coloque água em uma panela, leve ao fogo médio e vá despejando o fubá enquanto mexe. Tempere com o sal, a fumaça liquida, a cebola e o alho em pó diluídos e cozinhe por 10 minutos sem parar de mexer.

Apague o fogo, transfira para uma forma untada com óleo e deixe firmar por mais ou menos 12 horas. Corte em quadrados com 5 centímetros por 5 centímetros e leve ao forno 120 graus Celsius, com a porta meio aberta e asse por 2 horas ou deixe secar no sol por 12 horas.

Depois desse tempo, frite em uma panela com óleo quente a 180 graus celsius até pururucar. Retire da panela, coloque em um prato com papel absorvente e sirva com berinjela recheada e molho.

Torresmo de macarrão


Com 45 minutos de preparo total, este petisco é saudável, barato e vegano. Perfeito para um dia em que se quer um petisco mas não sabe o que fazer ou não tem muitos ingredientes em casa. A receita rende 12 porções.

Ingredientes:

  • 500 g macarrão parafuso - ou qualquer outro de sua preferência
  • Óleo quanto baste para fritar
  • Sal e tempero de sua preferência - pode ser pimenta-do-reino, orégano, entre outros.

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão na água fervendo com sal até ficar "al dente", por mais ou menos oito minutos. Siga as instruções de preparo da embalagem para se assegurar de que o macarrão não passe do ponto.

Após de cozido, escorra e jogue na água gelada para interromper o cozimento.
Seque bem o macarrão utilizando pano de prato limpo ou papel-toalha. Aqueça o óleo em uma panela funda até ficar quente. Frite o macarrão aos poucos até ficar com uma casquinha crocante.

Retire com uma escumadeira e coloque o macarrão frito sobre papel-toalha para absorver o excesso de óleo. Tempere os torresmos de macarrão com sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto. Sirva com uma bebida gelada e aproveite o petisco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!