O brasileiro gosta tanto de feijoada que tem dois dias na semana para ela: quartas e sábados. Com a mudança de hábitos alimentares e uma grande adesão ao veganismo, muitas pessoas optaram pela versão vegana desta delícia. Além de mais leve por não conter a gordura das carnes, é também mais econômica, já que utiliza apenas vegetais em seu preparo.
Pensando nisso, conversamos com a chef Malu Mello, que ensina a seguir uma deliciosa receita de feijoada vegana para você fazer em casa. A receita dela leva feijão vermelho. "É mais bonito e saboroso, mas você pode fazer com feijão preto, para ter a feijoada mais próxima ao original", diz.
Feijoada Vegana
Com uma combinação de abóbora, cogumelos, tofu defumado e muito mais, esta receita consegue simular a textura da maioria das carnes que vão na feijoada original. Aposte nesta receita e diminua o consumo de carne e gorduras, sem abrir mão do sabor.
Ingredientes:
- 500g de feijão preto ou vermelho cozido
- 50g de vagem francesca
- 01 unidade de alho poró
- 05 unidades de maxixe
- Meia cebola
- 01 unidade de cenoura
- 03 dentes de alho
- 100ml de azeite
- 100g de cogumelo defumado
- 100g de abóbora madura
- 200g de tofu defumado
- 03 unidades de folha de louro
- 01 unidade de pimenta dedo de moça
- Sal
Modo de preparo:
Pique, separadamente, alho, cebola e pimenta dedo de moça (retire as sementes). Corte a abóbora e tofu em cubos medianos. Corte os cogumelos em quatro. Reserve. Corte maxixe, cenoura e alho poro em rodelas. Limpe e corte as vagens ao meio. Leve uma panela grande ao fogo. Aqueça e adicione o azeite.
Acrescente a cebola. Junte o alho, cenoura e alho poró ao refogado. Adicione as folhas e louro e sal. Refogue. Acrescente a vagem e feijão. Cozinhe por 10 minutos (adicione água se for necessário para formar caldo).
Junte abóbora, maxixe e cogumelos. Mantenha por mais 5 minutos no fogo baixo/médio. Acerte sal e pimenta. Desligue o fogo e acrescente o tofu defumado e a pimenta dedo de moça. Agora é só servir.