Quem não gosta de um petisco?  Bolinhos, coxinhas croquetes e afins são preferidos de muitos que adoram comer algo acompanhado de uma cerveja ou de amigos e familiares. Um desses queridinhos é o torresmo, que é a barriga de porco frita em banha ou óleo vegetal.

torresmo
Arquivo iG
O aperitivo também vai bem com a feijoada; aprenda o passo a passo


Crocante e saboroso, o torresmo parece ser difícil de ser feito, mas com poucos ingredientes você pode fazer uma quantidade perfeita para degustar em casa! Como a barriga de porco é gordurosa, você não precisará fritá-la em imersão. Então, que tal apostar nesta receita saborosa e trazer o boteco para dentro de casa?


Receita de Torresmo

torresmo
Fotoarena/Tricia Vieira
O modo de preparo é rápido e fácil


Ingredientes:

  • 5 quilos de barriga de porco
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de sal
  • 250 ml de óleo de cozinha para cada
  • 1/2 xícara (café) de água

Modo de preparo:

Retire toda a carne da barriga e corte a banha em cubinhos de aproximadamente 2 centímetros. Leve ao fogo bem alto, em uma panela grande. Mexa sempre, com ajuda de uma colher de cabo longo, para os cubinhos fritarem por igual. Prefira panelas de alumínio ou ferro.

Quando a panela estiver bem quente, acrescente o óleo, o sal e continue mexendo. Com o calor, a gordura suína vai soltar e tostar o torresmo. Frite por cerca de 45 minutos, sempre em fogo alto.

Para crocância extra, quando estiverem quase prontos, ainda na panela, jogue cuidadosamente um fio aproximadamente 1/2 xícara de café de água. O choque térmico deixa a pururuca mais crocante.

Quando estiverem dourados, retire os torresmos com uma escumadeira. Não é preciso secá-los em papel absorvente nem adicionar mais sal. Pronto! Eles vão durar até 3 dias na geladeira.

    Veja Também

      Mostrar mais