Presente no cotidiano dos brasileiros, o arroz é base para o sushi, um dos mais populares pratos da culinária oriental. Caso você queira preparar um festival em casa, fazer o arroz do sushi da forma correta é essencial para que ele fique perfeito.

O shari é a base de todos os sushis
Reprodução/Azuma
O shari é a base de todos os sushis


O arroz do sushi é o shari, ele é temperado e tem um molho especial: o molho su. Então se você quer comemorar este Dia Mundial do Sushi preparando a iguaria em casa veja as dicas do especialista da Azuma e Kikkoman, Roberto Shibakura preparar o shari, o arroz do sushi.

Diferente do arroz branco, o shari deve ser lavado. "O arroz mais utilizado é o mirokumai, opte por este tipo. No começo do preparo, você deve lavar no mínimo três vezes para a retirada de todas as impurezas. Repita o procedimento até que a água fique transparente. Essa lavagem exige muito cuidado e paciência, mas quando bem feita leva a um resultado ideal em termos de consistência e liga. É um processo muito importante para que o arroz seja hidratado", diz Roberto.


Como o arroz do sushi fica muito hidratado - e grudento - na hora de montar o sushi Roberto indica umedecer as mãos. Na hora de temperar o shari misture o tempero com uma colher de bambu ou plástico.

"Para misturar faça movimentos rápidos, mas com cuidado para não quebrar os grãos do arroz. Enquanto mistura o tempero, abane o arroz com um leque ou outro utensilio. O vento ajuda na retirada do calor e vapor, evitando que o arroz continue a cozinhar", indica.

Anotou as dicas? Então vamos para a receita para fazer um festival de sushi perfeito em casa . A receita demora 1 hora e rende 6 porções.

Ingredientes:

  • 500 g de arroz mirokumai
  • 600 ml de água filtrada
  • 5 cm de algas secas (kombu)
  • 10 ml de sake culinário 
  • 150 ml de molho su para 1kg de arroz cozido (Gohan)

Ingredientes Molho Su:

  • 150ml de tempero para sushi
  • 175g de açúcar cristal
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 1 colher de chá de sake licoroso 

Modo de preparo:

Molho su:

Em uma panela pequena coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e mexa eventualmente. Não deixe ferver para o açúcar não caramelizar. Quando estiver dissolvido, apague o fogo e reserve até esfriar.

Shari:

Lave bem o arroz, pelo menos 3 vezes. Coloque na panela elétrica o arroz lavado, kombu, o sake culinário e a água. Após sinalização de pronto aguarde 15 minutos para abrir a tampa. Retire o kombu, revolva o arroz e coloque em uma bacia larga.

Em seguida, despeje o molho su sobre o arroz e misture com movimentos rápidos e leves para não quebrar os grãos. Force o resfriamento com um abanador ou ventilador e o mantenha coberto com um pano úmido.

É possível cozinhar o arroz também na panela normal. Basta colocar ele junto com os ingredientes citados acima em fogo baixo para médio e deixar cozinhando por aproximadamente 30 minutos - sem abrir a panela durante o cozimento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!