O yakisoba, prato da culinária asiática famoso por unir vegetais e macarrão oriental, é fácil de ser feito em casa e com alguns truques, ele vai ficar ainda mais saboroso e descomplicado. 

yakisoba
shutterstock
O yakisoba é saboroso e queridinho dos brasileiros


O prato pede uma massa de qualidade e um bom molho. "Há diversas marcas no mercado com o sobá correto para o preparo e usamos amido para engrossar o molho do yakisoba", afirma Fabrício Suzuki, chef do restaurante Mizuki e Sush1.

É ele quem dá as dicas para replicar o prato da  culinária japonesa para casa em poucos passos!

O sabor não vem apenas do shoyu

yakisoba
Edu Cesar
O molho base deve ser feito com um caldo de frango e legumes


Apesar de pensar que o molho do yakisoba seja apenas shoyu, Fabrício aponta que para trazer mais sabor é necessário fazer uma base de tempero. "Normalmente há uma preparação com sake, carcaça de frango, legumes e água para fazer o caldo de frango. Deve-se deixar esse caldo fervendo em fogo baixo por algumas horas e, depois, coar. Aí está pronto para ser utilizado como tempero base do molho", afirma o chef.

As carnes têm um corte específico

yakisoba
FreePik
A carne deve ser cortada em tiras e o frango em cubos


Em restaurantes, o tradicional é ter a opção de legumes, carne e frango. Mas Fabrício aponta que a carne ideal é o filé mignon ou patinho. "Sempre cortados em tiras", diz o chef, que completa: "Já o frango deve ser servido em cubos. Se preferir por frutos do mar, os mais indicado são a lula e os camarões ".

Se preferir, faça vegetariano!

yakisoba
FreePik
O yakisoba pode ter um mix de legumes cozidos, deixando o prato vegetariano e melhor para o bolso


Se é vegetariano ou não quer comprar algum tipo de carne, há a opção com legumes, que é tão saborosa e rica em variedade! "Os legumes mais comuns utilizados são: brócolis, acelga, repolho, cenoura, cebola e pimentões, que não podem faltar. E por se tratar de uma opção vegetariana, você pode acrescentar um mix de cogumelos, com shimeji, paris e shiitake", afirma Fabrício Suzuki.


Use shoyu, mas cuidado com o sal!

shoyu
FreePik
Não abuse do sal, cuidado com o tempero!


Além de deixar a comida menos saudável, o sal pode roubar um pouco do sabor dos alimentos. Fabrício aponta que o exagero nesse item é o principal erro na hora de preparar o yakisoba. 

Receitas de yakissoba

Dicas anotas, separe as panelas e os ingredientes e bom apetite com essas receitas: 

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do pão de alho fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Veja Também

      Mostrar mais