No final de semana, nada como fazer uma receita diferente no almoço ou jantar para animar a refeição e a cozinha. Afinal, tem dias que a gente quer se presentear com uma comidinha com cara de prato mais elaborado, não é? A sugestão de hoje é esta deliciosa torta integral de frango com espinafre da chef Rita Lobo, responsável pelo site Panelinha.
Além de fácil, você pode fazer para comer em família ou até levar para um encontro de amigos. A receita rende 4 porções e leva 2 horas para preparar.
Ingredientes:
Massa:
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 gema
- ¼ de xícara (chá) de água
- sal a gosto
Recheio:
- 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado (cerca de 1 filé de peito)
- 1 maço de espinafre
- ½ cebola picada
- 250 g de queijo cottage
- 2 colheres (sopa) de azeite
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora moída na hora a gosto
Para assar:
- Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de preparo:
Massa:
Numa tigela grande, misture as farinhas de trigo e integral com o sal. Acrescente o restante dos ingredientes e misture bem com as mãos, até a massa ficar lisa. Modele uma bola, embrulhe com filme e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.
Recheio:
Destaque as folhas de espinafre dos talos, lave bem em água corrente e transfira para um escorredor. Descasque e pique fino a cebola.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola por cerca de 2 minutos, até murchar.
Junte as folhas de espinafre e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando até murchar. Desligue o fogo e passe o espinafre por uma peneira, apertando com uma colher para extrair o excesso de água.
Transfira o espinafre refogado para uma tigela. Junte o frango desfiado, o queijo cottage e misture bem. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe amornar enquanto abre a massa.
Hora de assar!
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e separe 4 formas refratárias individuais, tipo ramequin. Polvilhe com farinha uma superfície limpa e abra a massa com um rolo até ficar fina - cerca de 2 mm de espessura. Utilize a boca de um ramequin para cortar 4 círculos de massa e reserve - eles vão servir de tampa para as tortinhas.
Junte a massa restante e modele um rolinho. Com uma faca (ou espátula), divida a massa em quatro porções. Com as mãos, achate uma porção de massa e forre o fundo e a parede de um ramequin até a borda - não é preciso untar. Aperte bem a massa com os dedos para firmar (se preferir, abra cada porção de massa com um rolo). Repita com os ramequins restantes.
Distribua o recheio nas fôrmas preparadas. Tampe com os círculos de massa reservados, apertando bem as bordas para fechar. Com uma faquinha, faça um corte em cruz no centro de cada tampa e puxe as pontas para cima. Esta abertura vai servir de saída para o vapor.
Leve as tortinhas ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 45 minutos ou até a massa ficar firme. Retire do forno e sirva a seguir.