Bolos são perfeitos para o café da tarde, aniversário ou quando bate  aquela vontade de comer um docinho com jeitinho caseiro. Fazer um bolo bem fofinho pode parecer um desafio para quem está começando a se aventurar na cozinha, mas tem seus truques. Desde a escolha do fermento até a forma de misturar a massa, há vários truques que você pode usar para fazer aquele bolo com cara de casa de vó.

bolo
Oba Hortifruti/divulgação
O bolo fofinho perfeito tem alguns truques


Apesar da dica de vovó ser utilizar refrigerante guaraná, isso pode fazer o bolodesmontar ou até ficar com gosto do refrigerante. Por isso, reunimos dicas da doceira da Doces Flor de Mel, Soraya Peres, para você arrasar no bolo caseiro.


Peneire bem os ingredientes

peneirar
shutterstock
Peneirar os ingredientes secos é o mais importante


Antes de misturar os ingredientes secos, Soraya aponta que o melhor a se fazer é peneirar tudo. "Peneirar a farinha de trigo, açúcar, fermento pó, chocolate em pó ajudam a deixar a massa mais fofa. Assim, se elimina a umidade que se acumula entre os grãozinhos que deixam sua massa mais pesada, além é claro de ter uma massa mais homogênea", diz.

Ingredientes na temperatura ambiente

ingredientes
Bruno Zanardo/Fotoarena
Deixe tudo em temperatura ambiente para facilitar o preparo


Antes de começar a preparar, que tal fazer como o chef Jaqcuin de Masterchef e fazer o mise en plas? Uma dica para o bolo ficar mais fofinho é ter todos os ingredientes na temperatura ambiente. "Assim os ingredientes incorporam por completo e a massa fica mais homogênea também", diz a doceira.

E o bicarbonato?

fermento
Reprodução
O bicarbonato de sódio é perfeito para preparações de bolos


O bicarbonato de sódio é ótimo para preparações de bolos, podendo até substituir o fermento. "Além de deixar a massa mais fofinha, o bicarbonato dá um maior brilho para o bolo e realça o sabor do bolo de chocolate por exemplo", revela Soraya.

Manteiga pode te ajudar

manteiga
Divulgação
A manteiga é essencial, mas você também pode optar pelas gorduras vegetais


A manteiga é essencial em qualquer preparação de bolo. Para deixá-lo fofinho, ela vira protagonista. "Este ingrediente faz com que o bolo fique leve e compacto, com textura fina e delicada", diz. Soraya também indica o óleo, para bolos com cobertura, de pote. "Ele deixa a massa mais úmida, é o que eu uso sempre. Outro ingrediente bom é a margarina, pois deixa também úmida e não deixa o bolo endurecer na geladeira, fica mais cremoso", diz.

Claras em neve é fofura na certa

claras
Bruno Zanardo/Fotoarena
Bata claras em neve para deixar o bolo fofinho na textura ideal


Bater claras em neve é um ponto chave na hora de deixar o bolo bem fofinho e gostoso. Além de serem fáceis de fazer, são ótimas cartas na manga na hora de cozinhar. "São bem importantes para as receitas, pois dão mais leveza e deixam as massas muito mais fofas, recomendo o uso", diz.

    Veja Também

      Mostrar mais