Guia de Cozinha

Desde março, algumas pessoas se aventuraram na cozinha, principalmente com aquela febre da produção de pães artesanais. E já que estávamos falando sobre pães, você conhece bem os tipos de fermento que utiliza na cozinha?


Para os iniciantes ou mestres cucas de plantão, cada preparo de receitas a base de farinha de trigo e água demandam um tipo certo de fermentação. Pensando nisso, nós vamos te mostrar as principais diferenças entre os fermentos e como você pode utilizá-lo nas receitas de casa. Confira:

Fermento químico/ em pó

Esse é o tipo mais “comum” de fermento que temos. Como o nome já diz, ele funciona a base de reações químicas para fazer a sua massa crescer. É aquele encontrado em potinhos, ideal para bolos, tortas, biscoitos ou receitas que não precisam dobrar de volume. Não é o tipo mais indicado para fazer pães, por exemplo, já que pode alterar sua textura e a receita não vai ficar no tamanho ideal.

Fermento biológico seco e fresco

Se você quer apostar naquele pão delicioso ou massa mais pesada, um dos tipos de fermento mais indicados é o do tipo biológico. Ele é feito a partir de leveduras que ao entrarem em contato com a farinha e a água, liberam gases para a sua massa crescer como nunca. O fermento biológico seco é muito mais concentrado e tem uma durabilidade grande. Para usar, basta dissolver em água ou leite morno. Já fermento biológico fresco vem, geralmente, em tabletes. Sua durabilidade é menor – por isso, deve ser conservado em geladeira – e pode ser misturado na farinha normalmente.

Fermento natural ou levain

Esse é um dos tipos de fermento queridinhos atualmente. É a maneira mais saudável e antiga de se fazer massas. Ele deixa o sabor muito mais acentuado, tem uma ótima digestão e deixa a receita mais leve. Diferente dos outros, ele não é encontrado nos supermercados. Ele é produzido a partir de partes iguais de farinha e água ou algum tipo de suco de fruta fermentado. Esse tipo de fermento exige uma certa paciência, já que leva de 7 a 8 dias para ficar pronto, e precisa ser constantemente realimentado. Mas, para quem quer uma massa crocante e com aspecto impecável, vale a pena investir!

The post Entenda quais os tipos de fermento ideais para a sua receita! appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!