O purê de batata une ingredientes deliciosos e que agradam o paladar de milhões de brasileiros: batata, manteiga, leite e se quiser, até um queijinho para deixar mais cremoso. 

O purê de batata é maravilhoso e vai bem em todas as receitas
shutterstock
O purê de batata é maravilhoso e vai bem em todas as receitas


Apesar de unir ingredientes fáceis, o purê de batata tem alguns segredos para ficar com uma textura perfeita. Se você está pensando em fazer purê pela primeira vez, este texto irá te ajudar a não deixar o prato ensopado de leite ou pedaçudo e estranho. Se já manja do preparo, esse texto vai te ajudar a deixa-lo ainda mais gostoso.


Veja a seguir as dicas dos chefs Rapha Nezinho e André Palma para fazer aquele purê de batata perfeito e sem erros!

Qual a batata ideal?

A inglesa é a mais utilizada
Pixabay/stanbalik
A inglesa é a mais utilizada


Apesar da variação enorme de batatas no mercado, as mais indicadas pelos chefs são: batata inglesa, asterix e branca. "A asterix é a mais sequinha, tem mais amido e por isto absorve menos água em caso de cozinhar por imersão. Mas se for utilizar a batata inglesa uma boa dica é cozinhar no vapor", indica Rapha.

"As mais comuns são esses tipos, mas tudo pode seguir o mesmo processo de purê, com uma gordura (leite) e ter um purê. Mas ter uma boa batata seca faz com que o purê fique perfeito", diz André.

Qual o ponto para amassar a batata?

A batata pode ser amassada quando você espeta um garfo e ele sai suavemente
shutterstock
A batata pode ser amassada quando você espeta um garfo e ele sai suavemente


Na hora de cozinhar a batata, um grande medo é cozinhar demais ou pouco, tendo dificuldade ao amassá-la. Uma dica que André traz é de espetar com o garfo e sentir se está macia ou não. "Cada batata tem uma variação de tempo, então o mais ideal é fazer este teste simples", diz.

Rapha aponta que se cozinhar demais, o purê pode perder textura e consistência. "Se ao espetar o garfo e entrar com facilidade, já está bom. Uma dica é prestar atenção se o pedaço esfarela, pois indica que passou do ponto".

Devo usar leite no purê de batata?

O leite dá cremosidade, mas se quiser, há outra forma de fazer o purê
shutterstock
O leite dá cremosidade, mas se quiser, há outra forma de fazer o purê


Como o purê é um acompanhamento cremoso, colocar manteiga, leite e outros tipos de gordura é uma ótima opção para facilitar o preparo e dar um sabor a mais. Mas André explica que é possível fazer a receita com menos ingredientes. "Nos meus preparos, eu utilizo a água do cozimento com sal e processar a batata em um mixer ou liquidificador", afirma.

Rapha indica utilizar uma proporção de 30% de leite para a quantidade de batata que você tem. Então se você cozinha 100 gramas de batata, utilize pelo menos 30 ml de leite para fazer o purê.

E a manteiga?

A manteiga dá brilho e firmeza ao purê
Divulgação
A manteiga dá brilho e firmeza ao purê


Optando ou não por utilizar gorduras na hora de fazer o purê, os dois chefs indicam utilizar a manteiga para dar um brilho a mais no preparo. "Além de agregar sabor, tira o aspecto opaco do purê de batata", diz Rapha.

Qual o ponto do purê de batata?

Há diversos pontos, mas o mais popular é o firme e cremoso
shutterstock
Há diversos pontos, mas o mais popular é o firme e cremoso


Segundo Rapha Nezinho, há diveros tipos de pontos, então vai da sua escolha. "O purê de batatas rústico é mais espesso, ele fica firme na colher. A musseline é mais cremosa, leva creme de leite fresco por isso fica em uma textura aveludada. O Aligot é cremoso e faz um puxa-puxa por levar bastante queijo", afirma.

André aponta que cada ponto serve para um uso culinário. "Existem os mais cremosos e os mais secos. Os cremosos são ótimos em escondidinhos, servindo para recheios, bem maleável. Os mais secos são aproveitados até em nhoques de batatas", diz.

Receitas com purê de batata

Há diversas receitas deliciosas que você pode fazer com purê
Reprodução
Há diversas receitas deliciosas que você pode fazer com purê


Agora que você já dominou a arte do purê de batata, descubra algumas receitas que utilizam o purê e faça uma refeição perfeita para você! 

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do purê de batata fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!