Como fazer hambúrguer vegano? Confira dicas e não erre na receita

Dona do Instagram Coma Veggy, a estudante Clara Redivo dá dicas simples e práticas para fazer aquele hambúrguer sem ingredientes animais

Já existem no mercado várias de marcas que oferecem os mais variados tipos de hambúrguer vegano. Porém, quem busca uma alimentação mais saudável ou quer dar seu toque especial pode, sim, fazer o seu hambúrguer em casa sem complicações. 

Foto: shutterstock
Que tal um hambúrguer vegano para variar a rotina?


"Mesmo sendo mais prático, os hambúrgueres prontos têm muitos condimentos e não são interessantes pois têm diversos conservantes químicos e coisas não muito saudáveis", comenta Clara Redivo, responsável pelo Instagram Coma Veggy. A especialista, que criou o hambúrguer de soja do Chapa's Burguer, te ensina a fugir dos industrializados e preparar seu próprio hambúrguer vegano.


Qual o melhor ingrediente para fazer o hambúrguer?

Foto: shutterstock
O grão-de-bico é uma ótima opção para o hambúrguer vegano


Clara aponta que uma boa ideia é utilizar leguminosas. "Grão-de-bico, ervilha e lentilha são ótimas opções. Utilizo também soja.Se quer algo mais proteico, misture na massa arroz integral", afirma. 

Como dar liga em um hambúrguer vegano?

Foto: Divulgação
Você pode adicionar óleo ou aproveitar o óleo dos grãos como soja e grão-de-bico


Diferente do hambúrguer original com gordura, Clara reconhece que o vegetal pode ficar seco e ensina como ter um hambúrguer com liga e suculento.

"Não utilize tanta farinha [para dar liga], assim ele não fica seco e quebradiço. Use a base de grão-de-bico, lentilha ou até soja, porque assim você não precisa utilizar farinha, só o grão já funciona", diz.

Não cozinhe o grão!

Foto: Dulla
Deixar de molho é a melhor opção


Para fazer a massa do hambúrguer vegano, Clara recomenda não cozinhar os grãos. Isso dá uma textura melhor ao hambúrguer. "O melhor é deixar de molho de um dia para o outro, de 24 a 48 horas. Trocando a água pelo menos 4 vezes, assim ele hidrata e ao bater a pasta do hambúrguer, não vai ficar mole e ter a necessidade de adicionar farinha", conta.

Hora das receitas!

Dicas anotadas, é hora de partir para o preparo. Veja receitas de hambúrguer vegano para fazer em casa: 

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do hambúrguer vegano fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: