Clássico americano amado por milhões de brasileiros, o hambúrguer une queridinhos da alimentação: pão, carne e queijo. Uma delícia que agrada todo mundo e que pode ser servida assim mesmo, bem simples, ou ser turbinada com salada, cheddar, um molho bem gostosinho  e o que mais a imaginação mandar.

hambúrguer
shutterstock
Não é difícil de fazer um hambúrguer artesanal em casa


Se você quer fugir de hambúrgueres de caixinha e dos aplicativos de delivery e preparar seu próprio lanchinho delícia é só seguir essas dicas. Desde a carne até os molhos, faça o seu hambúrguer e se delicie em casa com uma criação própria.


Qual o melhor pão?

hambúrguer
Reprodução/Churrasqueadas
Escolha pães macios e suaves


Segundo Rodrigo Arjonas, sócio da Busguer, o pão deve ser suave, macio e leve para destacar o sabor da carne. Ele indica utilizar pães próprios, vendidos em mercados e padarias e não recomenda o uso de pães de forma ou o francês. "O pão francês é bom para o choripan ou até sanduíche de churraco por exemplo", afirma.

E o queijo?

hambúrguer
Divulgação
Queijos mais cremosos são boas opções para o sanduíche


A muçarela, apesar de ser um queijo popular, não é recomendada. Queijos mais cremosos como o cheddar e o prato são os que agregam mais sabor ao hambúrguer. Você pode colocar a fatia direto na carne, colocar um pouco de água na chapa e tampar para derreter com o vapor e colocar na montagem do sanduíche.

Qual o blend ideal?

carne moída
Pixabay
A linguiça pode dar liga, mas pode sobressair o sabor


O blend nada mais é que a mistura de carnes para fazer um hambúrguer. Para o ex-chef da Tradi e sócio da ITWT, a mistura ideal de carnes moídas é composta de ácem, peito e coxão duro. "Se for fazer com acém, o recomendado é moer duas vezes a carne e adicionar uma porção de gordura, pelo menos 30%", afirma. Você pode moer a gordura junto da carne ou até substituir esta gordura por linguiça, misturando na hora ou ao moer, tudo depende do açogueiro.

Quero um x-salada. Quais os melhores vegetais?

alface
Pixabay/Gellinger
A alface é um dos vegetais mais escolhidos para montar o hambúrguer


Além da alface e do tomate, que são opções mais tradicionais, uma boa ideia é colocar agrião no sanduíche ou caramelizar cebolas. Você pode fritar a cebola com azeite e jogar um pouco de açúcar mascavo para caramelizar ou até fritar e jogar um pouco de shoyu, que tem açúcar e carameliza também.

Qual o ponto da carne?

hambúrguer
shutterstock/Reprodução
O ponto vai da sua preferência, mas opte por fritar e deixar o hambúrguer suculento



O hambúrguer tem três pontos: mal passado, ao ponto e bem passado. O ponto é quando o hambúrguer é levemente rosado no meio, com 2 minutos de cada lado na chapa quente. Se quer mal passado, faça em menos tempo e deixe a chapa bem quente para selar. Se prefere bem passado, deixe um pouco mais para cozinhar totalmente a carne.

E os molhos?

ketchup
shutterstock
O trio ketchup, mostarda e maionese faz sucesso em lanches e sanduíches


Você pode ir no trio clássico: mostarda, ketchup e maionese. Mas também pode inovar e fazer molhos novos, como mostarda e mel e até maionese de bacon! Que tal apostar no molho tártaro para dar uma refrescada? Esses molhos inovam o sanduíche e os deixam ainda mais saborosos. Temos uma lista com as receitas de todos os molhos diferentes.  Escolha um e aproveite!

    Veja Também

      Mostrar mais