Engana-se quem pensa que para comer um lanche gostoso precisa de carne. É possível fazer um bom hambúrguer substituindo a proteína animal por grãos, cogumelos e legumes. Sabendo combinar os ingredientes, o resultado pode ficar surpreendente até para os carnívoros! 

Leia também: 4 receitas vegetarianas para fugir da massa na segunda sem carne

Com legumes, grãos e cogumelos é possível substituir a carne e fazer um bom hambúrguer vegeteriano
shutterstock
Com legumes, grãos e cogumelos é possível substituir a carne e fazer um bom hambúrguer vegeteriano

Como hoje é dia de “ Segunda sem Carne ”, movimento que propõe tirar a carne por pelo menos um dia da semana, reunimos algumas dicas e receitas de como fazer hambúrguer vegetariano .

Dicas para um bom hambúrguer vegetariano

Nem sempre é fácil conseguir fazer um hambúrguer sem carne que fique firme. Muitas vezes, acabam ficando pastosos, o que interfere na experiência gastronômica. Isso acontece devido a umidade da mistura dos ingredientes.

Para dar mais firmeza, a chef funcional Luma Monteiro sugere colocar sementes, farinhas ou purê de legumes. Segundo ela, os melhores tipos de farinha são: aveia, linhaça, quinoa, arroz e grão de bico.

Fazer isso vai ser fundamental para garantir que não quebre na hora de fritar. “Na hora de montar tem que se preocupar com a textura. Não pode ficar muito molhadinho. Mas tem que tomar cuidado com a quantidade de farinha também”, orienta.

Nesse sentindo, Camila Miglhorin, proprietária e presidente executiva da rede de fast food saudável Mr. Fit, dá uma dica valiosa: “Para ajudar o hambúrguer a não desmanchar durante a fritura, coloque os hambúrgueres em uma assadeira untada com um fio de óleo e leve ao freezer por cerca de uma hora ou até ficarem duros”.

Leia também: 6 receitas vegetarianas e deliciosas para começar a semana

Receitas de hambúrguer vegetariano

A dica para conseguir um hambúrguer vegetariano mais firme é colocar farinha na receita
Divulgação/Freeletics Nutrition
A dica para conseguir um hambúrguer vegetariano mais firme é colocar farinha na receita

As possibilidades de receitas de hambúrguer sem carne são infinitas. É possível combinar diferentes legumes, cogumelos e grãos. Camila fala que o principal é priorizar fontes vegetais de proteínas, ferro, zinco e vitaminas. “Aproveite a época da estação comprando ingredientes mais frescos e também com preços mais acessíveis”, dá a dica.

Selecionamos seis receitas de hambúrguer vegetariano para você fazer em casa. Confira:

  1. Hambúrguer de grão-de-bico com babaganuche
  2. Hambúrguer de feijão branco e abobrinha
  3. Hambúrguer de batata doce roxa com cogumelos e tofu
  4. Hambúrguer de berinjela
  5. Hambúrguer de abobrinha com cogumelo
  6. Hambúrguer de feijão pretoo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!