Tamanho do texto

O Brasil é o país que mais abraçou o movimento da segunda sem carne

Começar a semana com o pé no vegetarianismo tem sido um hábito adotado por muita gente. O movimento, chamado de "Segunda sem carne", consiste basicamente no consumo de pratos vegetarianos durante o primeiro dia da semana. Muitos têm encarado como uma maneira leve de começar a semana. Outros consideram como um primeiro passopara mudar a dieta.

À esquerda, nhoque de ricota. À direita, fettuccine com abobrinha frita
Arquivo/iG
A segunda sem carne é um movimento que tem conquistado cada vez mais os brasileiros

Leia também: 9 receitas leves para começar a semana com o pé direito

Segundo Vanessa Menck, nutricionista e docente do curso de Nutrição do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), a campanha da Segunda sem carne tem como objetivo trazer mais informações a respeito do consumo de alimentos de origem animal (como as carnes, laticínios, ovos e o mel).

"A campanha existe em mais de 40 países. Aqui no Brasil, o movimento começou no ano de 2009, em uma parceria da Humane Society International (HSI) e da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Os dois principais objetivos são a redução dos impactos no meio ambiente e a compaixão pelos animais", afirma a profissional.

Sobre o movimento, Vanessa ainda completa: "É um passo muito interessante. A pessoa que busca reduzir o consumo de carne consegue conhecer novos sabores, texturas, experimentar novos pratos sem ter que aprender tudo de uma vez".

E foi pensando na experiência de novos sabores e texturas que listamos algumas receitas vegetarianas deliciosas para quem deseja começar a semana sem carne.

Entrada

Salada verde com peras e cobertura crocante

Salada verde com peras
Arquivo/iG

Salada de penne com legumes grelhados

Penne, garfo e legumes
Arquivo/iG

Salada de grão-de-bico com cenoura e salsinha

Salada de grão-de-bico com cenoura e salsinha
Arquivo/iG

Prato principal

Nhoque de ricota e espinafre

Nhoque sobre prato e garfo ao lado
Arquivo/iG

Fettuccine com abobrinha frita

Prato com fettuccine e abobrinha frita
Arquivo/iG

Quiche de cebola caramelada

Quiche de cebola caramelada
Arquivo/iG

Leia também: De canja de galinha a sopas: 4 receitas para curar a gripe

Além dessas receitas, quer mais um empurrão para adotar a Segunda sem carne ou até mudar sua dieta? A docente de nutrição relembra: "A alimentação sem carne em longo prazo auxilia no emagrecimento e na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer e do diabetes".

    Leia tudo sobre: Receitas