O nhoque é um prato clássico da culinária italiana e famoso por ser simples e ir bem com qualquer molho ou carne. Muitos compram a massa pronta, mas que tal fazer a massa fresca? Além de ser fácil, o nhoque feito em casa é uma ótima opção para reservar e fazer diversas vezes.
Mas até uma massa que leva apenas batata, ovo e farinha tem seus segredos e truques. Por isso o iG Receitas reuniu dicas infalíveis para você fazer o próprio nhoque em casa!
Qual a batata?
Segundo o chef Renato Soya, a melhor batata é a Baraka, por conter menos água. Outra batata amplamente utilizada é a Asterix, que tem maior disponibilidade no mercado.
Cuidado com a farinha
A farinha é a convencional. Mas Renato aponta que é necessário tomar cuidado com a proporção de farinha. "Para ter uma massa leve, adicione o mínimo possível de farinha de trigo. Nunca passe de 30% do peso das batatas, pois a função dela é apenas para dar liga", afirma o chef.
Excesso de água arruina tudo
Você viu?
O chef afirma que muita água pode estragar a receita. "Evite ao máximo o contato com a água. Durante o cozimento, por exemplo, faça-o com a casca e depois de cozidas, escorra e passe no espremedor ainda quentes", indica Renato.
Como montar os nhoques?
Para montar é simples. Você pode fazer em formatos tradicionais, cilíndricos, ou utilizar as costas de um garfo para dar detalhes na massa. Mas antes disso, Renato tem uma dica: "Abra a massa em filetes, corte os nhoques e reserve-os separados uns dos outros para que não grudem", aponta o chef.
E o ponto?
O ponto do nhoque pode ser um grande mistério para os cozinheiros amadores, mas é bem simples de encontrar o ponto! "Na água com sal fervendo, quando os nhoques emergirem à superfície, estão prontos. Só escorra, adicione molho e sirva!", afirma Renato.
Receitas de nhoque
Anotou as dicas? Então vá para a cozinha e aproveite estas receitas fáceis e rápidas de nhoque caseiro!