Com as idas mais escassas ao mercado por causa do isolamento social, uma saída é congelar alimentos. Além de garantir mais praticidade na cozinha - já terá aquele arroz ou feijão prontos para o almoço da semana - aplicar a técnica certa fará com que os alimentos durem mais e não percam nutrientes. 

Leia também: Como planejar e variar a alimentação na quarentena? Veja dicas

Mas você sabe o que pode ir para o freezer e como congelar alimentos ? Itens como hortaliças requerem mais cuidados, por exemplo. Em outros casos, mudar ponto de cozimento antes de armazenar o alimento faz toda a diferença para transformar o congelador em um aliado na cozinha. Tire sua dúvidas!

O que congelar

congelados
shutterstock
O ideal é congelar logo após a compra


Sólidos ou líquidos, é possível congelar quase todo tipo de alimento, desde que estejam frescos, limpos e com boa qualidade. O ideal é congelar logo após a compra dos produtos.

“Os únicos produtos que não devem ser congelados por perderem a textura original são ovos cozidos, maionese, chantilly e batata”, diz a gerente de marketing e nutrição da Ajinomoto Lisiane Miura.

Como congelar

congelados
shutterstock
Cada alimento tem um tipo de congelamento


Cada alimento tem seu tipo de congelamento. Se a ideia é congelar depois de pronto , como arroz, feijão e carne, o ideal é não temperar muito e deixar um pouco menos cozido, pois o congelamento pode acentuar o tempero e prejudicar a textura.

Cuidado com as hortaliças

geladeira
Freepik/bearfotos
Hortaliças e verduras devem passar pelo branqueamento


Antes de congelar, as hortaliças devem passar pelo branqueamento , técnica que consiste em colocá-las em uma panela de água fervente em poucos minutos e logo colocar em um recipiente com água e gelo por 2 minutos. Assim, as hortaliças ficam pré-cozidas e podem ser congeladas tranquilamente.

Leia também: Dicas para agilizar processos na cozinha e ter sempre aquela comidinha caseira

Faça um armazenamento adequado

armazenamento
shutterstock
Use potes herméticos ou sacos, mas o importante é retirar todo o ar da embalagem


Utilize sacos próprios para congelar, que são incolores e atóxicos, evitando uma possível contaminação . É necessário retirar todo o ar das embalagens antes de colocar no freezer ou congelador. Caso o recipiente possua uma tampa que não feche corretamente, é essencial vedá-lo com fita adesiva.

“É importante verificar se os potes plásticos são livres de bisfenol A (BPA), pois é um componente nocivo à saúde”, ainda destaca Lisiane.

Alimentos líquidos podem ser armazenados em potes de vidro ou plástico. Uma opção fácil e prática é utilizar formas de gelo para o congelamento de molhos ou outros líquidos.

Preste atenção ao vencimento

armazenamento
shutterstock
É importante estar atento ao armazenamento do produto e não comer após o vencimento do prazo de validade


Todos os alimentos que você for congelar precisa ser etiquetado com data de armazenamento e validade, para não ter a possibilidade de contaminação ou de você comer algo estragado. Pratos prontos podem ser congelados por no máximo 3 meses, já os crus variam de acordo com o alimento.

Peixes podem ser armazenados entre dois e três meses, assim como caldos e molhos de carne”, diz Lisiane. Frios e embutidos podem ser congelados por apenas duas semanas.

Receitas com os alimentos que você congelou

E para você que não sabe como aproveitar os alimentos congelados em receitas, confira 5 pratos para fazer em casa:

Sorbet de fambroesa

sorbet
Arquivo iG
O sorbet de framboesa também é opção de sobremesa para os dias quentes, veja como fazer a receita


Utilizando a polpa congelada da framboesa, você cria um sorbet refrescante e delicioso. Se preferir, substitua por qualquer outra polpa ou fruta congelada que a receita dá certo.

Yakisoba

yakisoba
shutterstock
Yakisoba é fácil e simples de fazer com alimentos congelados


Com legumes e verduras congelados, você pode aproveitar para fazer a clássica receita japonesa. Com ingredientes fáceis, essa receita fica incrível!

Torta de brócolis e queijo

torta de brócolis e queijo
Divulgação/Sabores Ajinomoto
A torta de brócolis com queijo pode ser feita com legumes congelados e ingredientes fáceis


Esta é uma receita super fácil para aproveitar o brócolis congelado. A massa é feita com macarrão e tudo fica pronto em menos de uma hora. 

Peixe ao molho

peixe ao molho
Divulgação/Sabores Ajinomoto
O peixe ao molho é uma ótima pedida para quem quer uma receita fácil e rápida com peixe


Tem um peixe congelado e não sabe o que fazer? Aposte na combinação com molho de tomate e leite de coco. O peixe sugerido pela Ajinomoto para a receita é o filé de Saint Peter.

Água de coco com gelinhos decorados

água de coco
Divulgação/Ajinomoto
A água de coco é refrescante e fácil de fazer


A bebida junta suco de uva e água de coco e ainda tem um toque de hortelã. Além de ficar linda, é uma ótima pedida para dias quentes.

    Veja Também

      Mostrar mais