Muito utilizado para finalizar doces e complementar receitas, o chantilly é feito apenas com creme de leite e açúcar. Embora o preparo não seja difícil, algumas dicas podem tornar a receita ainda mais simples e garantir o ponto ideal do chantilly.

Leia também: Mousse de chocolate: dicas de como fazer o doce perfeito

O chantilly é um creme utilizado para decorar e finalizar doces feito à base de creme de leite e açúcar
Pixabay
O chantilly é um creme utilizado para decorar e finalizar doces feito à base de creme de leite e açúcar

Para descomplicar a receita, conversamos com dois especialistas sobre como fazer chantilly em casa. Confira:

Como fazer chantilly? 

A culinarista de Receitas Nestlé Miriam Chagas ensina que tradicionalmente chantilly deve ser feito batendo açúcar com creme de leite fresco. “É também possível incorporar algum tipo de essência (aromatizante) para dar um sabor especial ao chantilly”, fala.

Segundo ela, para garantir a estrutura é recomendado um creme de leite com alto teor de gordura, entre 30% e 40%. Em relação ao açúcar, o mais indicado é o de confeiteiro, assim não deixa grãos. Por fim, sementes de fava de baunilha garantem um sabor único ao doce.

É melhor usar a batedeira ou bater a mistura na mão? 

O chef Fernando Henrique, do Buffet Trevo Mirassol, fala que as duas formas são possíveis, no entanto, a batedeira garante rapidez e agilidade. Além disso, Miriam acredita que o utensílio deixa o chantilly mais estabilizado, com mais estrutura e textura.

Se for utilizar a batedeira, não há muito segredo. Fique sempre supervisionando e cuide para não acelerar demais e perder o ponto. “Se for fazer chantilly na mão, comece batendo apenas o creme de leite e, assim que começar a ganhar consistência, adicione o açúcar aos poucos e continue batendo até obter o ponto ideal”, ensina a culinarista.

chantilly
Pexels

Para um chantilly mais firme, resfrie o creme de leite na geladeira antes do preparo

O chef completa lembrando que fouet é o melhor instrumento para bater a receita à mão. “Ele permite que a mistura fique mais aerada e atinja a consistência mais próxima do ideal”, diz.

Ele também lembra que o chantilly atinge de duas a três vezes o tamanho inicial, portanto, é importante escolher uma tigela grande que tenha espaço de sobra para que o creme cresça.

Você viu?

Leia também: Bolo perfeito em 6 passos: chef dá dicas valiosas para não errar nas receitas

Ponto ideal

Os profissionais explicam que o ponto ideal do chantilly é aquele que você consegue puxar alguns pontos com o fouet e creme forma picos firmes. Também é possível inclinar a tigela levemente para ver se não escorre ou pegar um pouco com uma colher e virar para baixo. Se não cair, está no ponto correto.

Cuidado para não transformar em manteiga!

É preciso atenção na hora de bater o creme de leite. Se bater demais, o creme pode acabar se transformando em manteiga, alterando textura, cor e sabor. Bata aos poucos até atingir o ponto explicado anteriormente.

Dica para não derreter

Evitar ambientes quentes ou luz solar é fundamental para evitar que o chantilly derreta. E na hora de fazer, uma dica para conseguir um doce que dure mais, é resfriar o creme de leite na geladeira antes de bater.

Não deixá-lo em ambientes muito quentes ou na presença de luz do sol, por exemplo, é uma sugestão. Além disso, para obter um chantilly que dure mais, o creme de leite deve estar resfriado (jamais congelado).

“Você pode também utilizar um macete bem comum entre os chefs: colocar a tigela dentro de outra tigela maior com água e gelo. Assim, você mantém a mistura gelada durante todo o preparo e fica mais fácil atingir e manter o ponto do chantilly”, ensina Fernando.

Por fim, Miriam comenta que muitas pessoas utilizam gelatina incolor e sem sabor no preparo do chantilly, pois isso ajuda a estabilizá-lo e manter sua estrutura por mais tempo.

Leia também: Ganache de chocolate perfeita: 5 dicas para não errar na receita

Série “Não erre”

As dicas de  como fazer chantilly  são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no  iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!