Entre as sobremesas clássicas, mousse de chocolate certamente está na lista. O doce é leve, saboroso e fácil de ser preparado, já que leva poucos ingredientes na receita. Apesar da facilidade, dominar algumas técnicas faz toda a diferença para conseguir a consistência ideal e o sabor perfeito.

Leia também: Ganache de chocolate perfeita: 5 dicas para não errar na receita

Pensando nisso, Miriam Chagas, culinarista de Receitas Nestlé, esclarece algumas dúvidas e dá dicas essenciais de como fazer mousse de chocolate . Veja:

Como deixar a mousse mais aerada?

Miriam explica que a aeração da mousse é resultado de preparação correta da base do doce que, nesse caso, são as claras que ao serem batidas incorporam ar. “Não existe modo de aumentar essa areação, mas seguindo o modo de preparo corretamente (aquecimento, batedeira e geladeira), garantimos que a mousse ficará aerada”, fala.

A dica é seguir corretamente o passo a passo e estar bem atento no momento de misturar as claras. “O processo deve ser feito delicadamente”, orienta. E na hora de preparar a mistura de creme de leite com chocolate, não deve haver grumos. “Isso dá um resultado ruim e a mousse não ficará lisinha”, explica.

Ao terminar esse processo, a mistura deve ir imediatamente para a geladeira, sempre bem tampada. Isso vai garantir a textura perfeita da mousse.

Posso usar achocolatados ou chocolate em pó?

A culinarista explica que é possível fazer a substituição, desde que você acrescente gelatina à receita. Porém, a recomendação é preferir sempre o chocolate em barra. “Além do sabor, ajuda na estruturação da mousse”, diz.

Como deixar a mousse mais durinha?

O segredo é sempre respeitar a quantidade de ingredientes e o modo de preparo indicado na receita. “Se usar menor ou maior quantidade de qualquer um dos ingredientes, a receita ficará desbalanceada, o que pode prejudicar sua estrutura”. Miriam diz que além desses cuidados, o tempo de batedeira e o tempo de geladeira são fundamentais para uma textura perfeita.

Dica extra: ovo

Algumas pessoas têm dúvidas em relação ao uso do ovo na receita de mousse . A dica de Miriam é aquecer as claras em fogo baixo por cerca de três minutos, tirando a panela do fogo de minuto em minuto para não cozinhá-las.

Se você não consome o ingrediente, você pode fazer uma substituição. "É possível ultizar o chantilly batido na mesma proporção do creme de leite para substituir as claras em neve", ensina. O resultado será uma mousse menos aerada, mas é uma opção. 

Receitas de mousse de chocolate

O mousse de chocolate é um clássico, mas é possível inovar na hora de servir o doce; você pode decorar com chantilly, paçoca ou frutas
Pixabay
O mousse de chocolate é um clássico, mas é possível inovar na hora de servir o doce; você pode decorar com chantilly, paçoca ou frutas

Para colocar as dicas em prática, ensinamos abaixo a receita clássica de mousse de chocolate e também duas variações para a sobremesa. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!