Quem não gosta de uma boa macarronada? O prato, que é um clássico, já faz parte do almoço de muitas famílias brasileiras e pode ter um modo de preparo ainda mais simples e rápido: na panela de pressão. 

Leia também: Fáceis e práticas! Aprenda 4 receitas de macarrão de forno

Foto do macarrão na panela de pressão pronto arrow-options
Reprodução/Simone Fiuza @Lookdofogao
Com um molho bem cremoso, o macarrão na panela de pressão é um método excelente para fazer uma boa macarronada

O macarrão na panela de pressão é rápido, fica pronto em alguns minutos, e prático, já que tudo é feito em apenas uma panela. 

Mas mesmo sendo uma receita para iniciantes, ela tem seus truques para garantir um macarrão no ponto e com o molho perfeito. Em busca dessas dicas, o iG Receitas conversou com Simone Fiuza, influenciadora digital com mais de 400 mil seguidores em seu Instagram, @Lookdofogao, onde ela compartilha suas receitas, e com Marcelo Malaquias, chef que também compartilha suas receitas em seu canal do youtube, o Eletrizzante TV.

Atenção na escolha da massa

Massa de macarrão caseira, ao lado de ingredientes que são usados em uma macarronada arrow-options
shutterstock
Massas de grano duro são as mais recomendadas para o preparo na panela de pressão, porém qualquer massa pode ser utilizada

A escolha da massa é o primeiro ponto para acertar no macarrão na panela de pressão. As massas de grano duro são as mais recomendadas nesse caso, pois elas demoram mais para cozinhar, não desmanchando com facilidade. ''Você pode usar o que tiver na sua casa, porém se usar o grano duro as chances dele desmanchar são mínimas'', ressalta Simone. 

Já os formatos podem variar dependendo da escolha do cozinheiro, mas é recomendado o uso de massas que caibam na panela de pressão, como:

  • parafuso
  • gravatinha
  • penne 

Leia também: Economia e variedade de sabor: 5 receitas com os alimentos da safra de março

Não exagere no molho

macarrão de panela de pressão sendo segurado por um talher. arrow-options
Reprodução/Simone Fiuza @Lookdofogao
A praticidade é um dos grandes trunfos em preparar o macarrão na panela de pressão.

Diferente do método tradicional, o macarrão é cozido diretamente no molho quando é feito na panela de pressão, o que deixa o molho bem mais cremoso e espesso que o tradicional. E vale um alerta: ''Um molho muito grosso pode absorver os outros ingredientes usados na receita'', diz Marcelo. 

Ao adicionar o molho, recomenda-se que a quantidade seja o suficiente para cobrir o macarrão e os ingredientes, para que a massa possa ser cozida nesse líquido.

Fique atento ao tempo de cozimento na panela de pressão

uma panela de pressão sendo manuseada por uma pessoa. arrow-options
shutterstock
Se o macarrão ficar por mais tempo que o recomendado na pressão, a massa pode desmanchar, mudando a textura final da receita.

Além de ser uma maneira mais fácil de fazer uma boa macarronada, o preparo na panela de pressão também é muito mais rápido, com algumas receitas demorando apenas 3 minutos para ficarem prontas após a panela pegar pressão. ''Se você deixar o macarrão na panela de pressão por mais tempo do que o recomendado na receita, ele pode se desmanchar'', avisa Simone. ''Marque no relógio ou em um cronômetro os minutos certinhos, para que não passe do tempo'', orienta. 

Leia também: Friozinho em pleno verão: 6 receitas de sopa para fazer em meia-hora

Receitas de macarrão na panela de pressão

macarrão na panela de pressão arrow-options
Arquivo iG

Ficou com vontade de fazer macarrão na panela de pressão ? Então confira essa receita feita pela Simone: 

Quem quiser também pode apostar em uma versão com molho de tomate e linguiça calabresa. Veja detalhes: 

Série “Não erre”

As dicas de como fazer macarrão na panela de pressão são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Leia tudo sobre: receitas

    Veja Também

      Mostrar mais