A cidade de São Paulo faz 466 anos neste sábado (25),  e não há melhor maneira de comemorar o aniversário da capital se não comendo alguns dos pratos mais típicos da cidade! Do virado à paulista ao sanduíche do Estadão, a cultura gastronômica de São Paulo é uma das mais variadas do país, recebe influência de várias outras e agrada os mais diversos paladares. 

Leia também: O que de melhor se tem para comer no Mercadão

E para levar tudo para a sua festa de aniversário de São Paulo , listamos 5 receitas - e mais um bônus - que são a cara da cidade para você fazer em casa. Veja o passo a passo de cada uma: 

Virado à Paulista

Um dos pratos mais tradicionais e antigos de São Paulo, o Virado à Paulista surgiu na época das expedições bandeirantes, onde grandes quantias de feijão cozido, farinha de milho, toucinho e carne-seca eram armazenadas em sacos para a facilitação do transporte. Devido ao jeito que eram armazenadas, as comidas acabavam se misturando durante as expedições,  ficando reviradas dentro dos sacos. Foi então que surgiu o nome do prato.

Sanduíche de Pernil do Estadão

Outro clássico entre os paulistas é o sanduíche de pernil do Estadão, que pode até virar patrimônio cultural da cidade . O lanche leva pernil assado e um molho caprichado. O preparo é demorado por conta da carne, mas a receita rende bem e vale a pena dar uma chance.

Bauru do Ponto Chic

Possivelmente o prato mais paulista da lista, o Bauru foi criado em 1937 em um restaurante no vale do Paysandu e foi declarado patrimônio imaterial da cidade de São Paulo em dezembro de 2018. O sanduíche contém diversas variações de ingredientes, mas a receita original leva itens como rosbife e picles.

Sanduíche de mortadela

Tradocional - e gigante - sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo
Reprodução/Instagram
Tradocional - e gigante - sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo

Ainda falando de lanches, outro clássico é sanduíche de mortadela do Mercadão. Ele é feito com pão francês e fatias e mais fatias do embutido. Nào há segredos no preparo.

Mas, para quem quer uma versão diferente que leva pão e mortadela, pode apostar nessa ideia de bruschetta para fechar com um bônus a lista de pratos para comer no aniversário de São Paulo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!