Que atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldades para virar um alimento na panela. Nesse momento, ele começa a grudar, o óleo "espirra", e você sente que ele vai ficar queimado de um lado porque não consegue retirá-lo de lá.
Leia também: Vapt-vupt! 6 receitas de macarrão para fazer em 15 minutos ou até menos
Segundo o chef Mathias Marcondes, a dificuldade em virar o alimento na panela é uma questão puramente química. Isso ocorre por conta das ligações moleculares da comida com a panela. O alimento não "reage" à panela, ele se "liga" a ela, o que faz com que grude.
Para Marcondes, isso geralmente acontece com frituras, em especial com empanados, filés, omeletes e ovos, por conta da composição deles. "Esses alimentos possuem proteínas que grudam na panela e umidade que favorece as ligações moleculares ", diz ele ao iG Receitas .
O que fazer quando o alimento gruda na panela?
Bom, o modo como deve proceder quando isso acontecer varia de acordo com o que é feito. O chef avisa que, se for uma proteína, como frango ou carne, não deve ser feito nada, apenas esperar. "Após fritar e fazer casca, o alimento desgruda da panela", explica Marcondes.
"Outros alimentos, como ovo, por exemplo, infelizmente queimam antes de soltar, então o ideal é cuidar para que não grudem", ressalta ele.
Dicas para que os alimentos não grudem na panela
O conselho de Marcondes é escolher o utensílio correto para evitar problemas. A melhor opção, nesse caso, são as panelas antiaderentes . E ainda há uma outra dica: antes de usar, ele recomenda "deixar a panela esquentar e passar uma camada de manteiga ou outro tipo de gordura nela". Isso formará uma camada que impedirá que o alimento reaja com a panela.
Você viu?
Leia também: Eficiência na cozinha: qual a panela certa para cada tipo de alimento?
Há ainda um cuidado extra depois do preparo do alimento: cuidar da panela ou frigideira antiaderente para que o material dure por mais tempo. Veja como limpar da maneira correta .
E como virar os alimentos quando chegar a hora?
Você segiu as dicas do chef ao preparar seu omelete do café da manhã, ele não está grudado na panela, mas ainda há um problema. Como virar o alimento?
É comum ver pessoas que saibam virar omeletes e panquecas, por exemplo, apenas "jogando" para o alto, sem o auxílio de colheres e espátulas. Se você não é desses que conseguem dominar a arte, fique tranquilo.
Marcondes conta que o melhor jeito de virar um alimento depende do tamanho dele. "Se for pequeno, uma espátula basta. Caso seja muito grande, pegue um prato um pouco maior que a panela, ponha-o virado sobre ela, vire a panela para que o alimento fique sobre o prato com a parte crua para baixo e, em seguida, deslize o alimento de volta para a panela", declara.
E a hora certa de virar? No caso dos ovos, o chef esclarece que o momento certo para virar é quando "a clara está praticamente cozida, apenas a parte mais de cima deve estar crua".
Em omeletes, é fundamental esperar até que ele esteja praticamente seco. "Não se deve virar enquanto estiver com um monte de ovo escorrendo", salienta Marcondes.
Se o prato for panquecas, é necessário saber a diferença entre os tipos. "Panquecas brasileiras estão prontas para virar quando a borda começa a escurecer e a massa está seca. Panquecas americanas estão prontas para virar quando começam a surgir bolhas nela", complementa.