Fofinho, fácil e muito delicioso, o bolo de cenoura é um dos doces mais amados pelos brasileiros. O prato se destaca pelo sabor, praticidade e pode ser servido junto com uma calda de chocolate, para ficar ainda melhor. Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas de como preparar a iguaria corretamente, e o iG Receitas está aqui para ajudar.
Leia também: 5 receitas de bolos de micro-ondas rápidas e fáceis e segredinhos para não errar
A culinarista Miriam Chagas, da Receitas Nestlé, esclarece cinco dúvidas sobre o processo de preparo do bolo de cenoura e ensina como deixar o doce perfeito para acabar com as dificuldades na cozinha. Veja as dicas:
1. Para fazer o bolo, a cenoura precisa estar cozida ou crua?
Há quem prefira usar a cenoura crua no preparo, entretanto, Miriam ressalta que, com o legume cozido, é mais fácil de bater na batedeira, além do bolo ficar mais fofinho.
Contudo, não é errado usar o alimento cru, especialmente quando se está com pressa para finalizar a iguaria. De acordo com a culinarista, desse modo o preparo é mais rápido e prático, mas não deixa a desejar no sabor.
2. Como escolher a melhor cobertura?
Embora a calda de chocolate seja a cobertura mais comum nos bolos de cenoura, há outras opções, como a de brigadeiro e a de ganache, que também são excelentes escolhas.
- Brigadeiro
Nesse caso, a culinarista recomenda seguir a receita tradicional do doce de panela, criado pela chef Carole Crema , mas deixa-lo "mais molinho" ao cozinhar por cerca de seis minutos apenas, que é o ideal para cobrir o bolo.
- Ganache
O ganache consiste na mistura entre chocolate e creme de leite, e deve ser equilibrado e harmonioso. Miriam Chagas diz que a proporção correta dos ingredientes é de 300 gramas de chocolate – que pode ser ao leite ou meio amargo – para uma caixa de creme de leite.
Você viu?
- Calda de chocolate
Para que a calda fique bem gostosa e com a quantidade ideal de açúcar, é necessário bater os ingredientes ao final do cozimento do bolo de cenoura, visto que ela precisa ser colocada no doce com ele ainda quente.
O passo a passo da calda ideal, recomendado pela culinarista, precisa de:
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó;
- 1 e meia xícara (chá) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- Meia xícara (chá) de água.
O preparo é prático: basta colocar tudo em uma panela, levar ao fogo e misturar por cerca de 10 minutos até engrossar. Depois, deve-se desligar o fogo e mexer bastante a calda para, em seguida, despejá-la no bolo.
3. Aumentar a quantidade de cenoura vai deixar o bolo mais amarelinho?
Não, colocar mais cenouras não melhora o aspecto do seu bolo, pelo contrário, ele fica pior. Segundo Miriam, se aumentar a quantidade do legume, a massa fica mais pesada e o prato acaba com aparência de "bolo solado".
4. Como evitar que o bolo quebre na hora de desenformar?
Desenformar o bolo pode ser um desafio e tanto para algumas pessoas, tanto que é apontado como um dos erros mais cometidos nas receitas do doce. A culinarista explica que isso só pode acontecer em dois casos: quando a forma não é untada do modo correto ou quando o se tenta retirar o bolo da forma quando ele ainda está quente.
Em entrevista prévia ao iG Receitas , a chef Karen Baccario afirmou que o ideal, depois de tirar o bolo do forno, é esperar 40 minutos para desenformar, uma vez que isso contribui para que a estrutura e a estética não fiquem prejudicadas.
5. E se quebrar? É possível fazer alguma coisa para consertar?
Não se preocupe, esse problema tem solução. Uma opção válida para quando o bolo de cenoura se quebrar é usá-lo como bolo de pote, por exemplo. Para isso, basta esfarelar o bolo e intercalar camadas de massa de bolo e de recheio – que pode ser o de sua preferência, com exceção da calda de chocolate, que é indicada apenas para cobertura.
Receita de bolo de cenoura e mais
Dicas anotadas, vamos às receitas. Separamos algumas versões de bolo de cenoura que já fizeram sucesso aqui no iG Receitas e uma ideia para variar: um brigadeiro com recheio de bolo de cenoura. Clique nos links abaixo: