Tamanho do texto

A chef Malu Lobo, especialista em gastronomia funcional, apresenta dicas para variar na salada do dia a dia e ainda ter diversos benefícios

As saladas são saudáveis, deliciosas e leves, além de proporcionarem uma refeição mais equilibrada. Um modo de deixar o prato ainda mais refrescante é investir em saladas com frutas, que possuem diversos benefícios e ajudam a inovar no sabor.

Leia também: Não é só azeite e vinagre! Aprenda como temperar salada e combinar sabores

saladas com frutas arrow-options
shutterstock
As saladas com frutas são uma excelente alternativa para variar nas refeições e proporcionam diversos benefícios

Segundo a chef Malu Lobo, culinarista especialista em gastronomia funcional, as saladas com frutas podem até fugir do tempero tradicional de azeite e vinagre. A própria fruta pode entrar como tempero. Malu ressalta que vinagrete de manga ou de abacaxi, por exemplo, são boas opções.

Qual fruta combina mais com a salada?

salada com manga arrow-options
shutterstock
Segundo Malu, manga é uma fruta que combina com salada de folhas verdes

O método mais simples de incluir frutas na salada é simplesmente picar os itens e juntar às folhas e verduras. Mas como acertar nessa combinação?  "Manga, maçã, uva sem caroço, kiwi ou abacaxi combinam muito bem com as folhas de alface, rúcula ou agrião", pontua a chef.

Para os fitness adeptos da dieta low-carb, Malu recomenda optar por frutas com pouco carboidrato, como é o caso do kiwi, do morango e do abacate.

E a dica geral é escolher frutas da época por estarem "no auge do sabor", como a manga, o morango e as amoras. "Misturar sabores, fazer mix de folhas, cores e texturas também vão ajudar a compor uma bela salada", completa a chef ao iG Receitas

Receitas de saladas com frutas para fazer em casa

Gostou das sugestões e quer coloca-las em prática? Confira cinco receitas de saladas com frutas para incluir no cardápio.

1. Salada de figo e peras com rúcula e molho de queijo

salada arrow-options
ig

Figo é uma fruta rica em vitaminas, e essa receita de Fabiana Badra, da Foodstylist, leva apenas 30 minutos para ficar pronta.

2. Salada thai de melancia

salada thai de melancia arrow-options
Divulgação

Uma das características das saladas thai – abreviação de tailandesa – é ser refrescante. A melancia, por sua vez, também tem esse atributo, ou seja, a junção não poderia ser melhor.

3. Mix de folhas com vinagrete de figo

Conforme orienta Malu, fazer mix de folhas é uma boa maneira de inovar em sabores e texturas. Experimente incluir um vinagrete de figo na receita.

4. Salada thai de polvo com abacaxi

Essa receita é um pouco mais sofisticada e leva cerca de uma hora para ficar pronta. É indicada, principalmente, para uma ocasião especial.

5. Salada verde com pera e cobertura crocante

Em apenas 15 minutos essa salada verde fica pronta. Esse é um prato leve e rico em variedades.

Leia também: Salada não é só folha! Saiba como incluir alimentos cozidos no prato

Além de saborosas e nutritivas, as saladas com frutas dão um toque especial à refeição. Malu afirma que as fibras das frutas ajudam a propiciar a sensação de saciedade e têm ação antioxidante, o que colabora com a melhora do sistema imunológico.

    Leia tudo sobre: Receitas