Engana-se quem pensa que salada é só folha. Na verdade, vai muito além disso! Basta colocar a criatividade em prática e não ter medo de ousar. Alimentos cozidos, como batata, por exemplo, combinam muito na hora da entrada.

Leia também: Não é só azeite e vinagre! Aprenda como temperar salada e combinar sabores

Alimentos cozidos também podem ser usados para montar uma salada
shutterstock
Alimentos cozidos também podem ser usados para montar uma salada

Segundo a chef Bianca Folla, o importante é compor a salada de forma atrativa e colorida. “Itens crus, cozidos, crocantes e um belo molho tornam qualquer salada mais atraente”, fala ao iG Receitas .

Na hora de montar a salada, além de levar em consideração o gosto pessoal, a profissional orienta sempre pensar na harmonia dos sabores. “Se as folhas são mais fortes, de sabor pungente, devemos pensar em itens cozidos mais amenos e de sabor maia leve”, fala. Rúcula, uma folha de sabor forte, pode ser combinada com cenoura, por exemplo.

Para ajudar a preparar a salada perfeita, Bianca lista possíveis combinações entre ingredientes cozidos e folhas :

  • Folhas de sabor suave (como alface e acelga) combinam com brócolis, berinjela, beterraba, abóbora, batata, ovo, cenoura e feijão.
  • Folhas de sabor mais forte (como rúcula ou agrião) combinam com praticamente todos os ingredientes acima, sendo os destacados pela chef: batata, ovo, cenoura e feijão.

Leia também: 14 temperos essenciais para ter na cozinha e seus benefícios à saúde

Como preparar e temperar?

“A melhor forma de preparar esses alimentos cozidos é no vapor ou grelhado, pois preserva o sabor e nutriente”, orienta Bianca. Em relação ao tempero , a chef fala que o melhor é sempre optar por aqueles que são frescos. Além disso, ensina um molho básico que vai bem com todos os tipos de salada: uma parte de vinagre para três partes de azeite, sal e pimenta. Basta misturar bem e pronto!

4 receitas de salada com ingredientes cozidos

A dica é combinar alimentos cozidos de sabor suave com folhas mais marcantes, como rúcula e agrião
shutterstock
A dica é combinar alimentos cozidos de sabor suave com folhas mais marcantes, como rúcula e agrião

Está buscando inspiração de como incluir novos ingredientes? Selecionamos quatro receitas para você inovar na hora de fazer a salada

  1. Salada de berinjela e grão de bico
  2. Salada colorida
  3. Salada de batatas
  4. Salada de feijão vermelho

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!