Tamanho do texto

Chef testa cinco técnicas para amaciar carne e conta qual o melhor resultado

Saber como amaciar carne é um dos conhecimentos fundamentais para ter sucesso na cozinha. Com as técnicas corretas, é possível conseguir um prato bem mais gostoso do que quando a carne não passa por uma preparação “especial”. E não estamos falando de nada muito complexo. Dicas básicas, como mergulhar o bife na cerveja, por exemplo, já fazem toda a diferença.

Leia também: Como fazer frango empanado com cerveja e variar o cardápio

carne crua arrow-options
shutterstock
Saber como amaciar carne garante pratos mais saborosos

Porém, não é apenas a cerveja que deixa a carne mais molinha. Também é possível usar suco de abacaxi e até Coca-Cola! O chef José Almiro, do canal no YouTube “Churrasqueadas”, testou cinco técnicas populares de como amaciar carne e conta qual delas é mais eficaz. Confira:

Dicas de como amaciar carne

1. Cerveja

Pode-se dizer que amaciar carne com cerveja é uma das dicas mais tradicionais. Não há segredo em como fazer: basta cortar a carne da forma que receita indica e mergulhar os pedaços em uma travessa com a bebida alcoólica. Almiro sugere deixar a cerveja agindo entre 10 a 15 minutos. Depois, é só preparar normalmente. Além de ficar menos rígida, a carne vai ficar com um gostinho de cerveja no fundo.

2. Suco de abacaxi

O chef explica que o abacaxi é capaz de quebrar as enzimas da carne, deixando mais mole. O preparo também é simples. Basta cortar alguns pedaços da fruta, tirar o suco e misturar com água para o gosto não ficar tão forte. Em um recipiente, jogue o suco de abacaxi na carne e deixe agir por 10 minutos. É provável que a carne fique com um gosto suave e adocicado de abacaxi após o preparo.

Leia também: Aprenda a fazer uma gostosa carne de panela

3. Coca-Cola

Sim, Coca-Cola! Assim como a cerveja e o abacaxi, basta mergulhar a carne na bebida. No entanto, deixe agir por menos tempo. E não se preocupe, o sabor não será alterado.

4. Bicarbonato de sódio

Também é possível usar bicarbonato de sódio para amaciar carne , no entanto, segundo Almiro, o resultado não é tão bom quanto os anteriores se deixar agir por apenas 15 minutos. Ele sugere esperar um pouco mais. Costuma-se salpicar o bicarbonato por toda a carne, deixar agir e lavar. O chef também diz que o gosto da substância fica bem marcante. Vale buscar outras opções!

5. Amaciante de carne industrializado

Além das técnicas caseiras, é possível encontrar no mercado amaciante de carne industrializado. Almiro alerta para se atentar a quantidade, pois o produto já contém sal da fórmula. Após o teste, ele conclui que o sabor do amaciante fica bem evidente e não amacia tanto quanto outras técnicas.

Leia também: Não sabe como fazer bife? Chef dá dicas para nunca mais errar

E você, tem alguma dica caseira de como amaciar carne? Conta para a gente!

    Leia tudo sobre: receitas