Tamanho do texto

Receita queridinha das donas de casa, a carne de panela é prática e todo mundo gosta

A receita é das mais simples. Para acompanhar, é só fazer um arroz soltinho e a refeição está completa. Preparada na pressão , a carne de panela é prática, gostosa e dá para variar os ingredientes de acordo com a preferência dos convidados ou a disponibilidade na despensa.

SIGA O IG COMIDA NO TWITTER E NO FACEBOOK

Esse prato salvou o bancário Alfredo Rodrigues na ocasião de sua separação. “Eu não sabia fazer nada e tinha que me virar sozinho na cozinha”, diz. Um apanhado de pesquisas na internet, telefonemas para a mãe e alguns pequenos desastres culinários o levaram à fórmula ideal. “Joguei muita comida fora até chegar ao resultado satisfatório, mas consegui”, comemora.

A receita do dono de casa não tem mistério. “Eu tempero uma peça de patinho, de mais ou menos 600 gramas, com sal e pimenta-do-reino, douro num refogado de azeite, cebola e alho, acrescento uma lata de cerveja preta, outra de molho de tomate, cubro com água e fecho a panela.” Cerca de meia hora depois de a pressão começar a apitar, está pronta. Nesse meio tempo ele já cozinhou as batatas que vai mergulhar no molho. "Aí, e é só fatiar a carne e servir."

Leia também: Tudo na panela de pressão
E mais: Com a volta da cozinha das vovós, quase todo chef tem panela de pressão

A carne de panela com cerveja preta é velha conhecida das cozinheiras domésticas. Mas cada uma tem seu tempero e um corte predileto. “Faço com fraldinha”, diz Marli Amato, que herdou a receita da mãe. Ao invés do molho de tomate, ela usa um pacote de creme de cebola em pó para dar um toque especial ao prato. Depois, acrescenta azeitonas pretas e champignon.

Rosa Gomes prefere coxão mole ou duro e gosta de usar vinho no molho. “Fica encorpado, uma delícia”, diz. Ao invés de temperos prontos, ela investe em ervas frescas e secas, e garante que o preparo deixa  a casa toda perfumada. "Uso louro durante o cozimento e salsinha picada na finalização."

Quem quiser fazer o prato sem bebidas alcoólicas, pode seguir a receita da chef Renata Cruz, servida todas as quintas-feiras no bufê do restaurante Amici , em São Paulo. “Dá para fazer com lagarto em cubos ou com a peça inteira”, diz. Os que gostam de caprichar nos complementos vão preferir a versão com músculo criada a quatro mãos por Carlos Ribeiro, do Na Cozinha , e Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça , ambos na capital paulistana. Leva milho, maxixe, quiabo, abobóra, banana, batata doce e é servida com pirão feito com o caldo do cozimento.

RECEITAS
CARNE DE PANELA COM BATATAS E CENOURA
CARNE DE PANELA COM LEGUMES
CARNE DE PANELA COM VINHO
CARNE DE PANELA PASSO A PASSO 

Acompanhe com: arroz soltinho

Leia também : Tudo no liquidificador
E mais: Receitas de micro-ondas

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.