Ainda não se sabe exatamente como surgiu, mas estima-se que sua origem tenha ocorrido em Minas Gerais, quando cozinheiras decidiram substituir a farinha pelo polvilho em uma receita. Com o passar do tempo, o alimento se difundiu e ganhou o coração de todos os brasileiros e, para fazer uma justa homenagem, 17 de agosto é conhecido como o Dia do Pão de Queijo.
Leia também: Forno de Minas vai distribuir pão de queijo em comemoração ao dia da iguaria
Não tem como o Dia do Pão de Queijo passar em branco, por isso, apresentamos uma receita fácil e rápida para todos apreciarem a iguaria mineira que conquistou o mundo.
A jornalista Ludmilla Pizarro, que é de Minas Gerais, descobriu um modo bem econômico de fazer o prato com apenas três ingredientes. O segredo para garantir um bom pão de queijo, segundo a mineira, está em não errar na proporção de polvilho e de queijo .
Leia também: Hora do recreio! 7 receitas de lanches para as crianças levarem à escola
Receita fácil de pão de queijo
Ingredientes
Você viu?
- 1 copo (requeijão) de polvilho doce;
- 1 copo (requeijão) de queijo ralado;
- 1 caixinha de creme de leite.
Modo de preparo
Antes de tudo, é importante não se esquecer de untar a forma e preaquecer o forno.
Em uma tigela, coloque o polvilho doce, o queijo ralado e o creme de leite. Mexa até chegar no ponto de passa (cerca de 5 minutos). Depois, faça as bolinhas e coloque na forma.
Os pães de queijo devem assar em fogo baixo por 20 a 30 minutos.
Leia também: Estrogonofe perfeito! Saiba os segredos para não errar na receita
Ludmilla afirma que a melhor bebida para acompanhar o pão é o clássico café. Além disso, pode-se usar o queijo provolone para rechear o alimento e ficar ainda mais saboroso.
Gostou das dicas? Aproveite o Dia do Pão de Queijo para colocar essa receita fácil em prática. A iguaria é versátil e se encaixa em qualquer ocasião.