Uma das preocupoações constantes dos pais é preparar a lancheira dos filhos e garantir que eles vão se alimentar adequadamente na escola. Para isso, os lanches devem ser variados e ainda devem conter comida de verdade - nada de biscoitos industrializados ou sucos de caixinha.
Leia também: Como fazer lasanha suculenta e dourada
A verdade é que crianças são mais propensas a comer diversos tipos de alimentos, e esse período é ideal para colocar no cardápio dos pequenos diferentes grupos de nutrientes. Pensando nisso, com o objetivo de ajudar a montar a lancheira ideal, separamos algumas dicas de lanches
que podem integrar a rotina da criançada. Veja as opções separadas por categorias:
Comidinhas
1. Pão de queijo
Tradicional receita mineira, o pão de queijo é leve, saboroso e rico em benefícios, como cálcio, sais minerais e vitaminas.
2. Focaccia
Focaccia é um tipo de pão macio que tem origem italiana e pode ser consumido em qualquer momento do dia. Ele se encaixa no café da manhã, da tarde e também é bom para integrar o lanche das crianças.
Lácteos
3. Vitamina de morango, pera e linhaça
Para a bebida, é recomendado optar por uma vitamina, que é fonte de nutrientes e ajuda a proporcionar mais energia ao organismo.
4. Mix de laranja
A vitamina leva apenas cinco minutos para ficar pronta e tem poucas calorias, ideal para as crianças se alimentarem nas pausas para o lanche.
Bebidas
5. Suco de laranja com banana e ameixa
Outra opção de bebida é um suco de laranja mais incrementado, que além de apresentar um sabor único também tem ação antioxidante.
Frutas
6. Salada de frutas especial
A receita foi proposta pela escola de culinária para crianças MiniChefs de Porto Alegre, e pode ser uma boa escolha até para os pequenos se aventurarem na cozinha.
8. Iogurte com frutas
A bebida é fácil e prática de ser feita, e pode compor as lancheiras - térmicas, de preferência - sem problema algum.
Leia também: Higienização dos alimentos: o que pode ou não ser lavado antes do preparo?
Aproveite nossas dicas para fazer a alegria das crianças em período escolar e inovar até na hora do recreio. É importante variar nos lanches dos pequenos e sempre ficar atento ao que eles demonstrarem gostar mais ou menos no cardápio.