Lasanha é um daqueles pratos para reunir a família à mesa. Mas e se, ao tirar a assadeira do forno, descobrir que a massa ficou seca? Ou o gratinado não pegou cor? Ou metade da massa está grudada na assadeira? 

Veja como fazer lasanha e arrasar no almoço em família
shutterstock
Veja como fazer lasanha e arrasar no almoço em família

Calma, dá para evitar todos esses problemas. Quer saber como fazer lasanha suculenta e dourada? Então veja as dicas que separamos. E o melhor, você pode aplicá-las a vários de sabores de lasanha - bolonhesa, molho branco... 

Dicas de como fazer lasanha #1: massa no ponto

A massa da lasanha pode ser fresca e caseira ou comprada pronta; há dicas para ambos os casos
shutterstock
A massa da lasanha pode ser fresca e caseira ou comprada pronta; há dicas para ambos os casos

A lasanha pode ser feita com massa pronta ou massa caseira, essa é uma escolha sua. Em ambos os casos, o segredo está no molho. Geralmente, a massa é colocada crua na assaderia e ela cozinha no molho no forno. Portanto, capriche no molho, que deve ser mais líquido para que a massa fique no ponto e a lasanha não fique seca (veja mais sobre isso no próximo item). O mesmo vale para lasanhas de legumes. 

Entretanto, se a ideia é fazer um prato com molho branco ou outro mais encorpado, é possível cozinhar a massa antes de montar a lasanha. A dica para isso é cozinhar como qualquer massa seca, mas retirá-la da água antes do tempo total de cozimento, ou depois do forno ela ficará muito molenga. 

Ao tirar a massa da água, deixe as folhas escorrendo em um escorredor, na borda de uma panela ou em um pano limpo. Depois, monte a lasanha com seus ingredientes escolhidos e finalize no forno. 

Dicas de como fazer lasanha #2: prato suculento

Molhos muito consistentes e pedaçudos também podem ser uma furada, já que como tempo de forno, eles podem "desaparecer" e também resultar em uma lasanha mais seca. Uma sugestão é fazer os molhos um pouco mais ralos que o de costume, como já ensinamos aqui no iG Receitas

Leia mais: Chef ensina a deixar a lasanha um prato fenomenal

Também lembre-se de cobrir a última camada de massa totalmente com molho e finalizar com o queijo para gratinar. Essa é mais uma técnica para que a massa não resseque e nem fique dura. 

Dicas de como fazer lasanha #3: nada de massa grudada na assadeira

O molho ainda pode ajudar a evitar esse desastre, de ter a massa grudada no fundo da assadeira. A dica é começar a montagem com uma camada de molho e só depois colocar as massas e os demais ingredientes. 

Dicas de como fazer lasannha #4: o gratinado

Um ponto importante de como fazer lasanha é caprichar no gratinado
Divulgação
Um ponto importante de como fazer lasanha é caprichar no gratinado

Gratinar o prato está nas dicas de como fazer lasanha porque, além de usar ingredientes que dão um sabor a mais, essa técnica deixa o prato muito bonito e apetitoso. 

O iG Receitas também já deu dicas de como fazer um gratinado perfeito , como por exemplo: 

  • o prato não deve estar frio/gelado e o forno, pré-aquecido
  • escolha queijos macios, que derretam com mais facilidade, como mussarela ralada na hora
  • fuja de queijos brancos, que ficam borrachentos
  • para dar mais crocância e cor ao gratinado, você ainda pode misturar farinha de rosca temperada com ervas ao queijo ralado. 

E como saber se o gratinado está no ponto ? Quando o queijo começar a levantar bolhas já é hora de tirar o prato do forno. 

Lasanha para todos os gostos

Depois de saber como fazer lasanha, é hora de partir para a cozinha. Escolha seu sabor preferido e bom apetite! O almoço da família será um sucesso! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!