Alguns preferem a massa um pouco mais fina e outros não gostam muito de comer a parte da borda, mas o que não dá para negar é que a pizza mora no coração de milhões de pessoas ao redor do mundo, o que justifica a criação do Dia da Pizza.

Leia também: Dia do Hambúrguer: 10 receitas de hambúrgueres para celebrar a data

O Dia Internacional da Pizza é comemorado em 10 de julho. Aproveite a data para aprender a fazer
shutterstock
O Dia Internacional da Pizza é comemorado em 10 de julho. Aproveite a data para aprender a fazer "a redonda"


Como não poderíamos deixar  Dia da Pizza  passar em branco, vamos te ajudar a deixá-la ainda melhor e mais deliciosa.

Manfredo Navarro é analista de suporte técnico em automação e adora fazer pizza nos tempos livres. Ele bateu um papo com o iG Receitas para ajudar na missão de ensinar a fazer a iguaria em casa e celebrar esse dia único de um modo diferente e recheado de sabor.

Por onde começar?

utensílios para fazer pizza
Arquivo pessoal

Para Navarro, uma boa pizza exige utensílios adequados, como medidores, forma e rolo

A base para uma pizza excelente é ter uma boa massa, molho de tomate, orégano e azeitona. Se você gosta de cozinhar, não terá grandes problemas no preparo. "As receitas de pizza, normalmente, não têm muito segredo. É importante ter utensílios adequados, como a forma ou o rolo para abrir a massa", inicia.

"Os medidores são muito importantes para poder executar a receita. Outra coisa é se preocupar em ter bons ingredientes para colocar na sua pizza", conta Navarro.

No caso da forma, ele utiliza uma cheia de furinhos no meio, ideal para o preparo no forno comum por ajudar a "assar a pizza por igual".

Caso ainda esteja se familiarizando com a cozinha, a recomendação do analista é conversar com quem já fez pizza antes. "Se está se arriscando e não tem muita prática, é importante que procure seguir a receita à risca, exatamente como está mandando. Se possível, leia a receita e tire dúvidas com antecedência com alguém que já fez", orienta ele.

Receita da massa de pizza

Navarro compartilhou a receita de massa de pizza usada por ele. O molho que ele utiliza é industrializado
shutterstock
Navarro compartilhou a receita de massa de pizza usada por ele. O molho que ele utiliza é industrializado


Navarro segue uma receita no preparo da massa. Os ingredientes usados são: duas xícaras e uma colher (sopa) de farinha de trigo, uma pitada de sal, duas colheres (chá) de fermento seco, ¾ de xícara de água morna e duas colheres (chá) de azeite.

O modo de preparo consiste em peneirar a farinha e o sal em uma vasilha, misturar o fermento, adicionar a água morna e o azeite e misturar até obter uma massa. Depois, deve-se colocar a massa em uma superfície enfarinhada e sovar por dez minutos, até que a massa fique macia e elástica.

Em seguida, é hora de colocar a massa em uma vasilha polvilhada de farinha, cobrir e deixar em um local protegido por 45 minutos ou ligar o forno por três minutos. Desse modo, a massa deve dobrar de tamanho e ficar ideal para os próximos passos: colocar o molho e os recheios de preferência.

Leia também: 6 receitas gostosas de doces quentinhos para saborear no inverno

Cuidado para não escorregar na receita

É importante seguir o passo a passo de maneira exata para evitar que a pizza seja feita de modo errado. "Acredito que os erros mais comuns sejam nas medidas dos ingredientes que têm que se colocar na massa. Se colocar mais água vai ficar uma massa estranha. Tem que executar a receita como manda, exatamente como manda", enfatiza Navarro.

Mais simples e econômico

Fazer pizza em casa é mais simples e econômico do que comer fora. Além disso, há vários sabores para testar e provar
shutterstock
Fazer pizza em casa é mais simples e econômico do que comer fora. Além disso, há vários sabores para testar e provar


Há quem ainda não veja vantagem em preparar a iguaria em casa, afinal, existem aplicativos de delivery – e telefone, claro – para pedir e receber a qualquer hora. Bom, Navarro garante que optar por fazer a pizza no conforto do seu lar tem vantagens.

"As receitas de pizza são muito simples e econômicas, porque seu custo é só dos ingredientes. Quando se compra em uma pizzaria tem todo o custo do estabelecimento, e em casa não, são somente os ingredientes", afirma.

A pizza fica boa mesmo sem forno a lenha?

Duas pizzas feitas por Navarro que, mesmo sem forno a lenha, utiliza a churrasqueira para dar um
Arquivo pessoal
Duas pizzas feitas por Navarro que, mesmo sem forno a lenha, utiliza a churrasqueira para dar um "gostinho" especial


Não é necessário ter o forno a lenha para deixar a pizza com o mesmo sabor das pizzarias. Manfredo Navarro, por exemplo, conseguiu esse feito com o auxílio da churrasqueira. "Normalmente eu faço as minhas pizzas no forno comum e só dou o acabamento em uma churrasqueira", diz ele.

"Eu comprei um abafador, que vende no mercado, e comprei lenha, então eu coloco um pouco de carvão, um pouco de lenha, e só coloco a pizza ali com o abafador para dar uma finalização de gostinho de lenha", explica. 

Leia também: Além do arroz com feijão: receitas para variar na marmita e ainda economizar

Fazer pizza em casa não parece uma missão impossível, não é? Sendo assim, comemore o Dia da Pizza da melhor forma e inove nos sabores para fazer a festa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!