Levar marmita para o trabalho é uma excelente opção quando o assunto é economizar. Entretanto, a comida do cotidiano pode cair na mesmice e a vontade de saborear um tempero diferente começa a se sobressair, o que torna difícil resistir à tentação de gastar dinheiro e comer fora.

Leia também: Já pensou em comer salada quente? Veja 3 receitas para variar o prato

Não sabe mais o que fazer para variar na marmita? Confira essas dicas e ainda economize
shutterstock
Não sabe mais o que fazer para variar na marmita? Confira essas dicas e ainda economize


O iG Receitas conversou com a chef Karen Baccaro, que apresentou cinco receitas saborosas para variar na marmita e fugir da mesmice. Uma das dicas da chef para acabar proporcionar mais diversidade no cardápio é comer de tudo um pouco.

"Opte sempre por alimentos naturais, evite frituras, escolha sempre grelhados, assados. Usufrua ao máximo dos temperos e ervas, isso vai fazer com que o seu prato fique mais saboroso, aromatizado e colorido", afirma ela.

Como fazer pratos saborosos e ainda economizar

É difícil não enjoar do tempero e ainda economizar, mas essas dicas vão te ajudar a variar na marmita
shutterstock
É difícil não enjoar do tempero e ainda economizar, mas essas dicas vão te ajudar a variar na marmita


De acordo com Karen, uma forma eficiente para gastar menos no preparo da marmita é investir em alimentos sazonais, como frutas e folhagens características da época, e escolher temperos e especiarias secas, que são mais econômicos.

"Para fazer algo diferente, o grande segredo é ser criativo, inventar na cozinha. Para se organizar, é bacana fazer um cardápio e uma lista de compras para a semana. Assim é possível saber a quantidade necessária para cada refeição e economizar sem grandes desperdícios", diz a chef.

Outro modo muito eficaz é usar as sobras dos alimentos. "Junte todos os restos de alimento em uma frigideira e faça um "mexidão", além de ajudar a economizar , também é uma ótima opção para quando você está com pressa ou com preguiça de cozinhar", conta Karen.

Em relação a verduras e legumes, é importante armazenar os produtos de modo a evitar o desperdício. Nesse caso, podem ficar no congelador e na despensa alguns alimentos que têm como serem transformados em refeições instantâneas quando necessário.

"Pode congelar sem se preocupar, não perdemos os ingredientes com isso. É na hora de descongelar que precisa ser aos poucos", alerta Karen.

Leia também: Como congelar frutas e vegetais e preservar os nutrientes? Nutricionista ensina

Ideias para variar o cardápio

Quer variar nos pratos da marmita, mas não sabe nem por onde começar? Karen Baccaro apresenta o passo a passo de pratos simples e deliciosos para você colocar em prática o quanto antes.

1. Batata rústica com abobrinha recheada


Você viu?

A receita tem os nutrientes ideais para manter a alimentação adequada e ainda escapar dos temperos comuns, além de ser prática e simples de fazer.

2. Picadinho de carne


Um prato simples e muito saboroso. O picadinho de carne é uma das opções para serem incluídas no cardápio e variar na marmita gastando pouco.

3. Camarão ao molho agridoce com arroz condimentado


O camarão é sofisticado e, unido ao molho agridoce com o arroz condimentado, proporciona um equilíbrio do simples ao requintado, conforme explica a chef.

4. Espaguete de abobrinha com almôndegas berinjela


Outro modo de variar é escolher um tipo diferente de espaguete. Abobrinha com almôndegas é um prato saboroso e diferente, o que o faz uma ótima opção para as marmitas do dia a dia.

5. Risoto de abóbora


O risoto é típico da culinária italiana e simples e fácil de ser preparado. Uma das formas de diversificar o prato é incluir abóbora.

Leia também: Aprenda a sair da mesmice e variar no preparo do feijão no dia a dia

Bateu preguiça? Sem problemas

Para aqueles momentos mais preguiçosos ou no caso de esquecer de preparar a marmita do dia seguinte, é recomendado investir em receitas rápidas e saborosas, como uma omelete. "Não tem erro você pode criar milhões de possibilidades", garante Karen.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!