Após o almoço, durante o período da tarde, depois do jantar. Muitas vezes - e em diversas situações - controlar a vontade de comer doce parece uma verdadeira missão impossível para algumas pessoas. Entretanto, esse desejo não pode se tornar uma compulsão e chegar ao ponto de causar problemas à saúde.
Leia também: Inove! Aprenda a preparar filé de frango com crosta de castanha de caju
Para evitar esse quadro impulsivo, no qual a pessoa não consegue deixar de comer doce , é importante satisfazer as vontades - mas com cautela. “Os doces não são proibidos, mas devemos refletir e fazer boas escolhas”, explica Carolina Pimentel, nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.
Cinco dicas para controlar a vontade de comer doce
Para não colocar a saúde em risco, confira dicas que ajudam a controlar o desejo de doce.
1. Coma doce na hora certa
Evite consumi-los em jejum. “O melhor momento é sempre depois da refeição. E, por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade”, relata Carolina.
2. Faça boas escolhas
Que tal escolher uma sobremesa saudável à base de fruta e deixar os que são repletos de açúcar de lado? “Doce de banana, compotas ou frutas em calda saciam a vontade e ainda oferecem vitaminas, fibras e outros nutrientes para o organismo”, sugere a nutricionista.
Além disso, vale apostar nas opções que levam castanha, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar. No entanto, se você não abre mão do chocolate, prefira as versões com mais cacau. Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde do coração, além de serem aliados da imunidade e da pele.
3. Coma pequenas porções
Consumir doce em pequenas quantidades vai ajudar você a matar sua vontade sem colocar sua dieta em risco. Que tal dividi-lo com um amigo? Além disso, isso afasta a fissura e as chances de uma compulsão.
4. Aposte no triptofano
Alimentos ricos nessa substância ajudam no bem-estar e na melhora do humor, uma vez que agem na produção de serotonina. “Dessa maneira, eles também ajudam a diminuir o estresse, a ansiedade e a controlar a vontade por açúcar”, pontua a nutricionista. Aposte em abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-Pará e ovo.
Leia também: Saiba quais os benefícios do ovo e qual sua relação com as doenças cardíacas
5. Maneire no carboidrato simples
Alimentos ricos em carboidrato simples, como pães e massas, aumentam a glicemia de maneira rápida. Por isso, prefira os carboidratos integrais, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados - e consuma em quantidades moderadas.
Receita para substituir o chocolate: Doce cremoso de leite de coco e banana
-
- Rendimento: 4 porções
- Tempo de Preparo: 15 minutos
- Tempo Inativo: 2 horas
- Tempo de Cozimento: 10 minutos
- Tempo Total: 2 horas e 25 minutos
- Nível de Dificuldade: Fácil
Ingredientes
- 5 bananas maduras
- 1/2 xícara de agave, além de mais 2 colheres de sopa
- 6 colheres de sopa de amido de milho
- 1/4 de colher de chá de sal marinho
- 6 gemas de ovo
- Duas latas de 425 g cada de leite de coco
- 12 biscoitos de baunilha
- 1/2 xícara de flocos de coco assado
Modo de preparo
- Em um processador de alimentos, coloque 4 bananas e bata até ficarem com a consistência de um purê. Reserve.
- Em uma panela grande, em fogo médio, coloque o agave, o amido de milho, o sal, as gemas de ovo, o leite de coco e misture até ficar homogêneo. Deixe a mistura ferver e, em seguida, reduza o fogo, e cozinhe, mexendo constantemente, por cerca de 10 minutos, até engrossar.
- O doce estará no ponto se cobrir a parte de trás da colher; passe o dedo no centro da colher para checar o ponto e deverá formar uma linha limpa no meio da colher.
- Retire do fogo, acrescente o purê de banana e, usando uma espátula de silicone, misture delicadamente envolvendo o purê de baixo para cima, até que tudo esteja incorporado.
- Coloque na geladeira até esfriar por, pelo menos, 2 horas à noite.
- O doce continuará engrossando à medida que esfria. Fatie a banana restante.
- Esfarele 2 biscoitos de baunilha no fundo de quatro ramequins de 280 ml cada.
- Divida o doce entre os ramequins e cubra cada um com algumas fatias de banana, um pouco de flocos de coco assado e, por cima, mais uma bolacha esfarelada.
- Sirva gelado ou em temperatura ambiente.
Leia também: Gracyanne Barbosa ensina receita de pão de queijo com batata doce e chia; veja
Sempre que tiver vontade de comer doce
, o ideal é não exagerar e procurar manter uma dieta saudável e balanceada com a ajuda de um profissional capacitado.