Controlar a vontade de comer doce nem sempre é  fácil - mas, com essas dicas, você vai conseguir consumir menos açúcar
shutterstock
Controlar a vontade de comer doce nem sempre é fácil - mas, com essas dicas, você vai conseguir consumir menos açúcar


Após o almoço, durante o período da tarde, depois do jantar. Muitas vezes - e em diversas situações - controlar a vontade de comer doce parece uma verdadeira missão impossível para algumas pessoas.  Entretanto, esse desejo não pode se tornar uma compulsão e chegar ao ponto de causar problemas à saúde.

Leia também: Inove! Aprenda a preparar filé de frango com crosta de castanha de caju

Para evitar esse quadro impulsivo, no qual a pessoa não consegue deixar de comer doce , é importante satisfazer as vontades - mas com cautela.  “Os doces não são proibidos, mas devemos refletir e fazer boas escolhas”, explica Carolina Pimentel, nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.

Cinco dicas para controlar a vontade de comer doce

Para não colocar a saúde em risco, confira dicas que ajudam a controlar o desejo de doce.

1. Coma doce na hora certa

Evite consumi-los em jejum. “O melhor momento é sempre depois da refeição. E, por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade”, relata Carolina.

2. Faça boas escolhas

Que tal escolher uma sobremesa saudável à base de fruta e deixar os que são repletos de açúcar de lado? “Doce de banana, compotas ou frutas em calda saciam a vontade e ainda oferecem vitaminas, fibras e outros nutrientes para o organismo”, sugere a nutricionista.

Além disso, vale apostar nas opções que levam castanha, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar. No entanto, se você não abre mão do chocolate, prefira as versões com mais cacau. Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde do coração, além de serem aliados da imunidade e da pele.

3. Coma pequenas porções

Consumir doce em pequenas quantidades vai ajudar você a matar sua vontade sem colocar sua dieta em risco. Que tal dividi-lo com um amigo? Além disso, isso afasta a fissura e as chances de uma compulsão.

4. Aposte no triptofano

Alimentos ricos nessa substância ajudam no bem-estar e na melhora do humor, uma vez que agem na produção de serotonina. “Dessa maneira, eles também ajudam a diminuir o estresse, a ansiedade e a controlar a vontade por açúcar”, pontua a nutricionista. Aposte em abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-Pará e ovo.

Leia também: Saiba quais os benefícios do ovo e qual sua relação com as doenças cardíacas

5. Maneire no carboidrato simples

Alimentos ricos em carboidrato simples, como pães e massas, aumentam a glicemia de maneira rápida. Por isso, prefira os carboidratos integrais, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados - e consuma em quantidades moderadas.

Receita para substituir o chocolate:  Doce cremoso de leite de coco e banana

Doce cremoso de leite de coco e banana; confira a receita
Food Network
Doce cremoso de leite de coco e banana; confira a receita

  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de Preparo: 15 minutos
  • Tempo Inativo: 2 horas
  • Tempo de Cozimento: 10 minutos
  • Tempo Total: 2 horas e 25 minutos
  • Nível de Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 5 bananas maduras
  • 1/2 xícara de agave, além de mais 2 colheres de sopa
  • 6 colheres de sopa de amido de milho
  • 1/4 de colher de chá de sal marinho
  • 6 gemas de ovo 
  • Duas latas de 425 g cada de leite de coco
  • 12 biscoitos de baunilha
  • 1/2 xícara de flocos de coco assado

Modo de preparo

  1. Em um processador de alimentos, coloque 4 bananas e bata até ficarem com a consistência de um purê. Reserve.
  2.  Em uma panela grande, em fogo médio, coloque o agave, o amido de milho, o sal, as gemas de ovo, o leite de coco e misture até ficar homogêneo. Deixe a mistura ferver e, em seguida, reduza o fogo, e cozinhe, mexendo constantemente, por cerca de 10 minutos, até engrossar.
  3.  O doce estará no ponto se cobrir a parte de trás da colher; passe o dedo no centro da colher para checar o ponto e deverá formar uma linha limpa no meio da colher.
  4.  Retire do fogo, acrescente o purê de banana e, usando uma espátula de silicone, misture delicadamente envolvendo o purê de baixo para cima, até que tudo esteja incorporado.
  5.  Coloque na geladeira até esfriar por, pelo menos, 2 horas à noite.
  6.  O doce continuará engrossando à medida que esfria.  Fatie a banana restante.
  7.  Esfarele 2 biscoitos de baunilha no fundo de quatro ramequins de 280 ml cada.
  8.  Divida o doce entre os ramequins e cubra cada um com algumas fatias de banana, um pouco de flocos de coco assado e, por cima, mais uma bolacha esfarelada.
  9.  Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Leia também: Gracyanne Barbosa ensina receita de pão de queijo com batata doce e chia; veja

Sempre que tiver vontade de comer doce , o ideal é não exagerar e procurar manter uma dieta saudável e balanceada com a ajuda de um profissional capacitado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!