Pesquisa sugere que o consumo diário de ovo ajuda a proteger o coração; veja detalhes do estudo e saiba quais os benefícios que o alimento oferece

Consumir um ovo por dia reduz chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diz estudo; saiba mais e veja receita
shutterstock
Consumir um ovo por dia reduz chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diz estudo; saiba mais e veja receita

Com que frequência você consome ovo durante as refeições? Por muito tempo, ele foi visto como perigoso à saúde - mas, agora, um estudo divulgado recentemente pelo periódico Heart quer provar o contrário. Isso porque, de acordo com o documento, consumir uma unidade do alimento por dia é capaz de prevenir doenças cardiovasculares .

Leia também: Poché, mollet e mais: aprenda a preparar seis formas diferentes de ovo

A pesquisa, aprovada por profissionais da Universidade de Oxford e da Universidade de Pequim, indica que o consumo de um ovo diariamente reduz em 18% o risco de morte por problemas cardíacos. Para realizar esta análise, mais de 500 mil pessoas foram ouvidas, com idade entre 30 e 79 anos, em diferentes locais da China.

Os participantes foram recrutados de 2004 a 2008 e, nesse período, passaram por acompanhamento para, assim, determinar suas taxas de morbidade e mortalidade. No início, um questionário foi aplicado aos integrantes para que respondessem a frequência do consumo habitual do alimento durante os 12 meses anteriores.

O cardiologista do Hospital Sírio Libanês, João Vicente da Silveira, explica que, apesar da ingestão moderada de ovos não trazer riscos cardíacos, é importante seguir uma dieta saudável e passar por acompanhamento médico. “O alimento é uma grande fonte de colesterol”, relata.

O especialista declara, ainda, que o consumo varia entre cada grupo. “Após a ingestão do alimento, o indivíduo sedentário irá apresentar níveis mais elevados de colesterol na corrente sanguínea. Quem mantém o peso ideal, uma alimentação balanceada e faz atividade física regular vai apresentar menos efeitos nocivos desta gordura em decorrência do ovo”, detalha.

Afinal, como incorporar o ovo na dieta e quais são seus benefícios?

shutterstock
"O alimento é uma boa fonte de energia", relata Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição; veja seus benefícios


A nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, explica que o alimento pode ser consumido por qualquer pessoa, mas sempre seguindo a recomendação personalizada de cada um, que deve ser feita por um profissional qualificado. “Por ser uma boa fonte de energia, é ideal para ser consumido em refeições principais ou em intermediárias e, por esta energia vir de gorduras, favorece a saciedade”, diz.

E os benefícios do alimento são muitos. O ovo fornece boa fonte de energia, o que ajuda na manutenção e desenvolvimento dos músculos. Ele também é rico em fósforo (mineral essencial na formação e boa saúde dos ossos e também no metabolismo) e potássio (importante para a contração muscular e também para o bom funcionamento das células).

Leia também: Entenda por qual motivo você nunca deve reaquecer o ovo cozido no micro-ondas 

"Além disso, é rico em vitamina do tipo A, necessária para manter a saúde dos olhos e também a imunidade do organismo. É importante ressaltar que o ovo possui altas concentrações de colina, indispensável para uma gestante e para o bom desenvolvimento cognitivo do bebê, além de ajudar a melhorar a memória e o raciocínio lógico da mãe”, conta a nutricionista.

Em relação ao modo de preparo, a recomendação é evitar fritura. “Para evitar que o teor de gordura saturada do ovo aumente, prepare-o sempre cozido ou em fogo brando. Além disso, é um alimento que favorece a fermentação e a formação de gases no intestino, devendo, assim, não ser consumido em excesso por pessoas com problemas intestinais”, conta Edvânia.

Receita: Guacamole na torrada com ovo pochê

Receita elaborada pela chef Luiza Hoffmann, no programa Bizu
Food Network
Receita elaborada pela chef Luiza Hoffmann, no programa Bizu

Rendimento: 2 porções | Tempo de preparo: 15 minutos  | Dificuldade de preparo: Fácil

Ingredientes

Para a guacamole

  • 1 avocado
  • ½ cebola
  • ½ limão Tahiti
  • Cebolinha ou cebolete a gosto
  • 50ml de azeite
  • ½ pimenta dedo de moça

Para o ovo pochê

  •  50ml vinagre de maçã
  • 2 ovos

Para a torrada

  • 2 fatias de pão de brioche

Modo de preparo

Para a guacamole

  1. Amasse o avocado com um garfo até virar um creme;
  2. Corte a cebola roxa em meia lua e tomate em cubos pequenos;
  3. Esprema um pouco de limão e tempere com azeite, sal,  pimenta do reino e também uma pimenta moça e, para dar um toque a mais, adicione  cebolete.

Para o ovo pochê

  1. Coloque a água para ferver, adicione o vinagre de maçã e bata no sentido anti-horário;
  2. Logo em seguida, coloque o ovo na mistura de água e vinagre;
  3. Retire o ovo após 2 ou 3 minutos e  escorra a água.

Para a torrada de pão de brioche

  1. Leve na frigideira por 30 segundos até dourar e está pronto;
  2. Agora, é só montar a sua entrada.

Para a montagem

  1. Faça torrada dos pães de brioche;
  2. Coloque a guacamole na torrada e o ovo por cima;
  3. Adicione sal, pimenta-do-reino e azeite.

Veja o vídeo!



Leia também: Segredos do ovo perfeito

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.