Você sabia que o dia 24 de abril é reservado para uma das paixões do brasileiro? Sim, hoje é dia do churrasco. A data é uma homenagem da fundação do Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul comemorada desde 2003.

Leia também: Crisleine e Kauê erram receita de Henrique Fogaça e são eliminados do MasterChef

Não deixa a data passar sem comemorar com um belo churrasco
shutterstock/Reprodução
Não deixa a data passar sem comemorar com um belo churrasco

Essa paixão do brasileiro pelo churrasco é amparada em números. Segundo dados do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), pode haver um aumento de 2,2% no consumo de carne bovina no Brasil, e, de acordo com o Rabobank, um potencial aumento de até 4 quilos per capita no consumo de carne bovina nos próximos dois anos.

Mas não é só a tradicional picanha, corte mais conhecido da maioria dos brasileiros, que frequenta as grelhas dos apreciadores pelo Brasil adentro. Cortes novos e com outros tipos de carne ganham cada vez mais espaço, como o churrasco coreano.

Leia também: Evandro vence prova do MasterChef com caldo de frutos do mar; confira receita

O chef Reinaldo Lee, especialista e uma das referências dessa tendência no País afirma que o mercado está favorável para novidades e diz que no "modelo coreano" dispensa até mesmo o famoso sal grosso.

"É o momento para novas experiências. De corte, temperos, preparos e técnicas. Na minha especialidade, quase não usamos o sal grosso porque, através dos molhos, criamos o tempero ideal para cada tipo de carne, seja ele adocicado ou apimentado. Isso significa um upgrade no nosso churrasco, acrescentando complementos ao modelo tradicional brasileiro”, explica o chef.

Assado de tira

Você com certeza já deve ter comido uma costela. Mas e o assado de tira? Nada mais é que um corte nobre da costela do traseiro, macio e suculento, ideal para churrascos.

Brasileiros estão se aperfeiçoando em cortes novos na hora de preparar o churrasco
Jon Sullivan
Brasileiros estão se aperfeiçoando em cortes novos na hora de preparar o churrasco

“O assado de tira é uma carne muito saborosa por estar próxima do osso. Para ficar perfeito, ele tem que ser muito bem seladinho por fora, com uma crosta mais tostadinha e, por dentro, ao ponto ou ponto menos. Eu gosto da carne muito bem selada. Selada é dar uma tostada nela em fogo muito alto que dá todo o sabor e com um toquinho de manteiga bem de leve na hora da cocção para intensificar esse sabor”, diz a blogueira Helô Palácio, parrilheira e participante da 2ª Edição do reality show BBQ Brasil do SBT

Leia também:Pizza e tostex! Inove com receitas que usam pão de forma e pão de leite

10 horas de fogo no braseiro

O empresário Diego Henrique Pastro, filho de açougueiro e sócio-fundador da Churras Fest Eventos, acredita no potencial de crescimento deste mercado. No próximo dia 26 de maio, ele realiza a segunda edição do Churras Fest, evento em Atibaia, e espera receber mais de mil pessoas apaixonadas por churrasco para degustarem cerca de 1,5 toneladas de carne por 10 horas.  

“Estou apostando em um evento para toda a família, open beer e open food com mais de 20 estações de cortes especiais porque o apreciador, além de consumir mais, está também mais exigente”, analisa Diego.

Mulheres pilotando a grelha

Helô Palácio é uma das nove mulheres assadoras do evento, que terá no total, cerca de 40 chefes. A participação das mulheres aponta uma tendência, elas estão realmente assumindo as churrasqueiras como profissão.

Leia também: Quer se aventurar como churrasqueiro? Anote as dicas e faça o churrasco perfeito

“Já sofri muito preconceito, tem pessoas que são muito preconceituosas, está bem mais próximo do que a gente pode imaginar e por incrível que pareça, onde eu fui mais acolhida e respeitada por ser uma parrilheira foi na Argentina”, conta Helô. 

 Evento vai reunir especialistas em vários cortes
Thinkstock/Getty Images
Evento vai reunir especialistas em vários cortes

Amanda Gallé, também do ramo do churrasco, confirma a tendência: “O empoderamento feminino é muito importante. Já queimamos sutiãs, agora, estamos queimando carnes. A mulher pode acender a churrasqueira sim, entende de carne sim e principalmente, come carne mal passada sim!”

Novos apaixonados

undefined
Arquivo pessoal

Willians diz que é fã da carne do boi Angus

O crescimento do mercado também mostra um aumento do número de admiradores de carnes e de novos cortes. Com o passar do tempo, mais canais no youtube, páginas do Facebook e espaço na mídia foram destinados aos prazeres do churrasco trazendo assim novos fãs.

Leia também: Surpreenda a todos! Aprenda a preparar receita de ovo de Páscoa com crème brûlée

"Eu sempre gosto de comer um churrasco e com o passar do tempo, a gente vai apurando o paladar. Gosto de pesquisar alguns tipos de carne e também de corte para fazer com os amigos. Sigo alguns canais de churrasqueiros e gosto de aprender coisas novas. Da última vez, eu comprei 14 quilos de carne angus com alguns amigos e não posso reclamar, coisa boa demais", diz Willians Tavares, administrador de empresas e apreciador de churrasco.

Você sabe o que é Rump steak?

Conheça os nomes de alguns do principais cortes de carnes em inglês para quando você for viajar pelo mundo:

  1. Rump steak: a famosa picanha.
  2. Tenderloin: medalhão de filé mignon
  3. Ribeye beef: contrafilé
  4. Strip rib: fina fatia de costela.

O churrasco é quase uma arte, lembre que cada pessoa tem o seu gosto em especial. Escolha sempre uma boa carne, reuna os amigos e braseiro quente!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!