Tamanho do texto

Eles são gostosos, práticos para carregar na bolsa ou na mochila e o melhor: você pode fazer sua receita em casa

Quando bate aquela fome fora de hora, nada melhor do que um biscoito. São gostosos, práticos para carregar na bolsa ou na mochila e o melhor: dá para fazer em casa. As formas de preparo são parecidas, mas é possível brincar com os sabores e formatos. Ele faz sucesso tanto nas versões doces quanto nas salgadas.

É possível fazer bicoito doce e salgado, e ambos servem como base para outras receitas
Pinterest
É possível fazer bicoito doce e salgado, e ambos servem como base para outras receitas


Pensando na pirâmide alimentar, o biscoito se enquadra na categoria dos carboidratos, como arroz, batata e pão. Isso significa que é um alimento que dá energia e que deve ser consumido com moderação. Para comer sem culpa, também existem versões integrais do biscoito, ricos em fibra, que dão maior sensação de saciedade.

História

Não se sabe ao certo o período específico que surgiu o biscoito, mas antigos registros indicam que os homens moíam grãos e cerais para ficar mais fácil de comer. Em certa ocasião, sobraram alguns desses grãos e eles tiveram a ideia de misturar com água e assar. As primeiras gravuras desse alimento foram encontrada em pinturas do antigo Egito.

Depois de seu surgimento, a forma de preparo foi sendo aprimorada e variações do biscoito foram surgindo. Hoje, é possível encontrar versões salgadas , para comer puro ou acompanhados de queijo, margarina ou patê; versões doce , que normalmente são recheadas; e versões mais light com cereais. Também surgiram variações desse alimento, como os cookies, que é um tipo de biscoito com gotas de chocolate.

Receitas de biscoito

Ficou com vontade de comer um biscoito? Bom, então por que você não tentar fazer uma versão salgada de biscoito de queijo de Minas ? Mas se prefere doce, tente biscoitos de mel  ou cookies de chocolate branco e avelãs . Agora se quer fazer uma sobremesa mais elaborada, use os biscoitos como base e faça uma torta de chocolate branco e frutas vermelhas .

+ Veja a  lista completa de receitas de biscoito

Biscoito x Bolacha

Em algumas regiões, como Rio de Janeiro, é comum usar a palavra biscoito, porém em outras, como São Paulo, é mais comum usar a palavra bolacha . Mas afinal qual a diferença? Na língua portuguesa, nenhuma! As duas palavras são equivalentes e ambas são válidas, a única diferença é que a palavra biscoito chegou primeiro na língua portuguesa. A palavra vem do latim e significa “assar duas vezes”, pois faziam esse processo para que o alimento ficasse menos úmido e durasse mais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.