Tamanho do texto

Além das receitas clássicas, existem opções lights e até doces. Veja qual a sua preferida e se jogue na cozinha

Um prato muito versátil que veio originalmente da Itália. A receita de risoto, com arroz quentinho e cremoso, tem diversas variações é tradicionalmente feito com arroz arbório. Também italiano, este tipo de arroz tem um grão mais curto, firme e que solta mais amido durante a cocção, deixando sua consistência super cremosa, o que atrai tantos amantes do prato.

Diz-se que a primeira receita de risoto é de Milão, o famoso risoto alla milanese , ou risoto à milanesa, em português. A receita clássica leva, além do arroz próprio, vinho branco, caldo de legumes ou carne, açafrão e queijo parmesão ralado.

O risoto alla milanese ou à milanesa é conhecido por ser o pai das receitas de risoto
Reprodução
O risoto alla milanese ou à milanesa é conhecido por ser o pai das receitas de risoto

Mas o prato sofreu diversas transformações e novas versões não param de surgir. As receitas foram adaptadas para ser ainda mais simples ou muito mais complexas, adicionando legumes, cogumelos, carnes e até diversos frutos do mar à versão original.

Independente da mudança feita na receita básica, existe um passo a passo padrão que se mantém nas receitas e a professora e chef de cozinha Carole Crema, da confeitaria La Vie, ensina.

Veja como fazer :

1 – Aqueça manteiga em uma panela para refogar um pouco de cebola.

2 – Acrescente o arroz e mexa. Todos os grãos devem ficar cobertos por uma fina camada de manteiga.

3 – Adicione vinho para reduzir, o indicado é que seja vinho branco e seco.

4 – A partir de então, comece a acrescentar o caldo fervente aos poucos à panela. Quando o conteúdo estiver perto de secar, coloque mais uma concha e assim sucessivamente, até que o risoto esteja quase cozido, na consistência conhecida como “al dente”.

5 – Desligue o fogo e acrescente manteiga fria e parmesão ralado se desejar. Eles deixam o prato mais cremoso e saboroso.

Uma opção requintada que acabou se tornando clássica é o  risoto de camarão , que não tem segredos. Basta preparar o camarão em uma panela separada do arroz. Grelhe os camarões, e na panela do risoto, siga receita padrão, optando por um caldo de peixe, e acrescentando tomate para dar cor e sabor ao prato.

Mas além das receitas clássicas, é possível incrementar o prato. Uma opção, principalmente para os vegetarianos, é um  risoto de legumes com mascarpone e pesto de ervas  ou, para os mais ousados, que tal um prato do arroz arborio com ostras ?

A receita de risoto de cevadinha com cogumelos e cenoura não leva arroz
Dulla
A receita de risoto de cevadinha com cogumelos e cenoura não leva arroz

O prato ficou tão popular que, como muitos, ganhou versões mais saudáveis e lights.  Este risoto de grãos  vai, além do arroz, aveia cevada e trigo. 

Existe também uma versão sem arroz.  Ela é feita apenas com a cevadinha como grão  e leva cenoura e cogumelos como ingredientes

Por fim, se quiser se alimentar de risoto da entrada à sobremesa existe até mesmo uma opção doce com arroz arborio e coco . O preparo deste prato é um pouco diferente do tradicional, ele é feito com leite de coco e açúcar e pode finalizar a refeição de um modo delicioso.

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.