O doce de leite é o recheio tradicional do pão de mel
Reprodução/Agradável Cozinha
O doce de leite é o recheio tradicional do pão de mel


A Páscoa  está chegando e, além de ovos, o pão de mel é um doce que faz muito sucesso! Delicioso, fofinho e ótimo para presentear, ele é uma ótima opção para quem deseja vender ou apenas se deliciar em casa. O iG Receitas conversou com a chef Dany Duarte, do Agradável Cozinha, para saber como acertar no pão de mel!

Segundo a chef, o ideal é não faltar e nem trocar nenhum dos ingredientes indicados nas receitas! Só assim você vai garantir o resultado esperado do pão de mel. Dany também recomenda não usar massa pronta. A dica é fazer a massa caseira, livre de aditivos e com aquele sabor especial!


Para a massa, a chef indica escolher uma farinha sem fermento. “Procure sempre uma farinha com teor de proteína mais baixo, por volta de 5% a 6%, e, por último, procure as vendidas em sacos de papel, pois eles não deixam que passe umidade para a farinha durante o armazenamento”, diz. Opte também por chocolates com 50% de cacau.

O cravo é obrigatório?

Um dos gostinhos que ficam na boca é aquele fundinho de cravo, mas se você não gostar, não tem problema! “O cravo faz parte do mix de sabor para se obter um verdadeiro pão de mel, mas se não for muito fã, use em menor quantidade”, diz Dany.

O tempo de forno é muito importante para não deixar a sua massa passar do ponto. “Em torno de 30 a 35 min de 160 a 180 graus, mas depende muito de cada receita e de cada forno”, completa.

Hora dos recheios!

 O doce de leite é o mais comum – e delicioso – usado nos lugares. Mas além dele, a chef indica usar ganache, brigadeiro e também beijinho de coco. Caso prefira seguir o tradicional, dê preferência para os doces de leite feitos em casa, na panela de pressão e com leite condensado. Deu água na boca! 

Agora que você está craque, que tal testar a receita da chef e preparar a sobremesa? Ela é perfeita para servir em comemorações especiais e que demandam de uma boa sobremesa. 


Ingredientes

- 100 g de açúcar mascavo
- 50 g de açúcar refinado
- 300 g de farinha de trigo
- 30 g de chocolate em pó 50%
- 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de mel
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio ( 7,5 gramas)
- 1 colher de sopa de especiarias (cravo, canela, noz moscada, erva doce, gengibre) 
- 2 latas de leite condensado cozido

Para banhar:

- 1 kg de cobertura de chocolate

Modo de preparo

Em uma panela coloque a água, o mel e as especiarias, leve ao fogo até que comecem a aparecer bolhas de fervura. Desligue e deixe esfriar para usar. Em um bowl coloque o açúcar mascavo,  o açúcar refinado,  o chocolate em pó e a  farinha de trigo, misture levemente.

Misture o bicarbonato em pó no leite e misture na calda de mel já fria e, por último, misture aos ingredientes secos. Coloque para assar em uma forma untada com desmoldante de 30x20 cm. Leve ao forno pré-aquecido a 160 graus por aproximadamente 25 min, ou até que o palito saia limpo. 

Para o recheio

Com o pão de mel assado e frio, corte no tamanho desejado e depois corte ao meio. Recheie com o doce de leite e leve à geladeira por 30 min coberto com filme plástico. Retire da geladeira e banhe na cobertura de chocolate derretida. 

Dica para derreter sua cobertura: leve ao microondas de 30 em 30 segundos até que esteja fluido.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!